Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A crise do governo Dilma sob um olhar da Escola Austríaca
    (2023) Barbosa, Bruna Gomes
    Este trabalho tem por objetivo investigar a crise do governo Dilma com a visão da escola austríaca, utilizando o modelo de Garrison com as etapas de produção e o triângulo de Hayek além da fronteira de possibilidades de produção e o mercado monetário. O período de análise foi de 2011 a 2016. Espera-se que se torne claro que a recessão ocorrida no período foi criada em ambos os mandatos de Dilma Roussef e de como a Teoria Austríaca do ciclo econômico (TACE) pode ser um ferramental válido para explicar os processos econômicos que levaram á maior recessão da história econômica brasileira
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O que determina a felicidade?
    (2019) Baer, Sofia de Paula.
    A felicidade está presente nos debates e produções de seres humanos desde os mais remotos tempos. No entanto, desde que se tornou objeto de estudos das ciências, têm ganhado cada vez mais relevância no meio acadêmico e no meio político, entre governos e instituições internacionais. Sendo assim, o presente instrumento se propõe a investigar as formas de mensuração da felicidade, analisando suas possíveis determinantes, como a renda, o estado civil e a educação. Mais do que isso, será colocado em foco o caso brasileiro, comparando a realidade encontrada no país com o cenário de outros países relevantes no contexto internacional.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os planos de combate à inflação no Brasil pós ditadura: heranças, aprendizados e resultados
    (2017) Querini, Pietro Lamego
    A história é a ferramenta do ser humano para capturar e difundir acontecimentos. Por meio dela, observamos relações de causa e consequência que nos levam a aprendizados e idealmente à formação de alicerces concretos de conhecimento. A partir do momento em que desenvolvemos consciência do que nos antecedeu, construímos um leque de competências que nos permite maior amplitude de ação. O mesmo racional se aplica não só ao âmbito político como também ao econômico, e esse é justamente o foco deste estudo. Meu objetivo é analisar como se sucederam as políticas de estabilização inflacionária no Brasil compreendidas entre o final do período militar e a introdução do Plano Real. A metodologia irá envolver uma releitura histórica embasada principalmente na compreensão da defasagem entre a teoria econômica e a execução política.