Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso ProUni: análise da eficácia do programa na inserção e capacitação de seus beneficiários no Brasil(2017) Silva, João Rocha DaA educação passou a ser um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer país nos anos atuais. Com isso, o Governo Federal intensificou as atenções e os gastos com programas e investimentos no setor educacional do país. O Programa Universidade para Todos foi um dos frutos dessas políticas praticadas pelo Governo. O ProUni se apresenta com o objetivo de minimizar a desigualdade de oportunidade de acesso ao ensino superior privado para jovens vindo de escolas públicas e considerados como economicamente desfavorecidos. Levando em conta a discrepância da qualidade entre o Ensino Básico público e privado no contexto contemporâneo brasileiro, em regra, não há garantias de que os alunos vindos do ensino público tenham base teórica e prática para acompanhar o conteúdo dado no ensino superior privado. Esse estudo visa obter comprovações estatísticas sobre a hipótese do acompanhamento do desempenho destes alunos no ensino superior privado. A comparação será feita através do desempenho na prova do ENADE do ano de 2010 e 2014. Através do método de estimação de Mínimos Quadrados Ordinários, serão estimados os modelos principais. Será feita uma regressão para cada modelo, onde uma será para o ano de 2010 e outra para 2014. Ao todo serão rodados, então, dois modelos diferentes. Dessa maneira, essa pesquisa poderá comprovar que os alunos aderentes ao programa ProUni conseguem não só obter bom desempenho durante os seus estudos na universidade mesmo com a base assumidamente precária - levando em conta a qualidade inferior do ensino público no Brasil - como superaram as notas dos alunos não-beneficiados pelo programa.Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico(2017) Spricigo, Igor SilvaA educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.