Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A Recuperação Judicial no Agronegócio: A Experiência do Grupo Moreno e seus Ensinamentos para o Caso da Agrogalaxy
    (2025) Gorga, Enzo Muccillo
    Este trabalho analisa a aplicação da Lei nº 11.101/2005, com as alterações introduzidas pela Lei nº 14.112/2020, em duas grandes empresas do agronegócio brasileiro: o Grupo Moreno, cujos resultados da recuperação judicial permitem considerá-lo um caso bem-sucedido, e a Agrogalaxy, que recentemente ingressou em processo de recuperação judicial e ainda se encontra em fase de deliberação com seus credores. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, estruturada como estudo de caso e baseada em análise documental de petições, planos de recuperação judicial, sentenças, relatórios do administrador judicial e demonstrações financeiras, busca-se compreender de que modo a estrutura jurídica e a realidade contábil se relacionam na construção de soluções para crises de liquidez no setor rural. Ao final, pretende-se identificar quais elementos da experiência do Grupo Moreno podem servir de referência — ou de limite — para a formatação e avaliação do plano de recuperação da Agrogalaxy, contribuindo para o debate sobre o uso da recuperação judicial como instrumento de continuidade empresarial, preservação de empregos e sustentabilidade econômica no agronegócio.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O mercado do SAF: desafios e oportunidades para o Brasil
    (2025) Huck, Vithor Antunes
    Este trabalho investiga o papel dos Sustainable Aviation Fuels (SAF) na descarbonização da aviação global, destacando as oportunidades e desafios para o Brasil consolidar-se como um dos principais produtores e exportadores desse combustível sustentável. A partir de uma revisão de literatura e dados setoriais, analisa-se como a ampla disponibilidade de biomassa e a expertise brasileira em biocombustíveis posicionam o país favoravelmente nesse mercado emergente. O estudo também discute os entraves tecnológicos e econômicos à adoção do SAF em larga escala, bem como a importância da intervenção estatal, por meio de políticas públicas e incentivos, para superar falhas de mercado e impulsionar o setor, inspirando-se em experiências internacionais como o Inflation Reduction Act e o ReFuelEU.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Políticas públicas no setor de biocombustíveis: uma análise comparativa
    (2023) Petto, Bruno Dante
    Esse estudo busca analisar o programa de incentivo aos biocombustíveis RenovaBio, com um enfoque em como intervenções governamentais nas mecânicas do programa impactam a efetividade do programa e os agentes do setor sucroenergético. O trabalho expande as discussões sobre o tema ao aplicar a metodologia de estudo de eventos no contexto da economia brasileira, explorando o impacto de alterações das metas do RenovaBio no mercado de créditos de descarbonização. Os resultados indicam que intervenções diretas nos instrumentos do programa tem um impacto direto nos ativos relacionados ao programa, reduzindo a sua efetividade. Demonstrando que para alcançar os objetivos desenhados na criação do RenovaBio, é preferível um modelo de atuação governamental voltado à previsibilidade e à manutenção das metas iniciais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto da pecuária bovina no desmatamento de florestas nativas no Brasil: enfoque em ganhos de produtividade e diferenças regionais
    (2020) Lanna, Pedro Baracat
    Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da atividade pecuária bovina no desmatamento de vegetação nativa, do Brasil. Com esse objetivo, serão feitas duas análises: primeiramente, uma exposição de dados e trabalhos científicos, que avaliem os efeitos da pecuária para as vegetações nativas. Posteriormente, será realizada uma análise empírica de impacto, desta atividade do agronegócio sobre a cobertura florestal nativa do Brasil. Para esta última, pretende-se utilizar regressões com base de dados em painel. As fontes principais para a construção do painel serão: IBGE e MapBiomas para um período de 2002 a 2017. Combinando a revisão acadêmica, com os resultados das estimações realizadas neste trabalho, espera-se trazer evidências atualizadas sobre o nível de externalidades negativas causados pela pecuária sobre as florestas nativas. Também se destaca que este impacto vem sendo minimizado ao longo do tempo, devido principalmente à maior proteção estatal, aos ganhos de produtividade no setor e a maior intensificação do uso do solo. Por fim, conclui-se que o grau de impacto é específico e diferente para cada região brasileira devido às variáveis observáveis já destacadas, mas também por características não observáveis de cada município ou região.