Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Redes sociais, expectativas de mercado e preços de ativos financeiros: um estudo de eventos(2020) Birman, Allan De LimaO objetivo desse trabalho é explorar se o sentimento presente em redes sociais é capaz de indicar movimentos subsequentes nos preços de ações e índices. Especificamente, é investigado se o conteúdo publicado no twitter pode fornecer informações sobre movimentações futuras no preço de uma amostra de 12 ações americanas. É considerado um período de 75 dias. Os tweets publicados nesse período que fazem referência ao grupo amostral são coletados e classificados como positivos, negativos ou neutros. Essa classificação é feita usando um algoritmo de machine learning conhecido como Algoritmo de classificação por Regressão Logística Multinomial com Gradiente Descendente Estocástico. Se conduz então um Estudo intradiário de Eventos para capturar a complexa relação entre as redes sociais e os preços de ativos financeiros. Os dados são estudados em intervalos de 5 minutos entre cada observação . Espera-se comprovar a hipótese de que o Twitter é um bom instrumento para identificar mudanças nas expectativas do mercado antes que essas sejam completamente incorporadas nos preços dos ativos financeiros.Trabalho de Conclusão de Curso Altos e Baixos da Economia: uma análise do Twitter do Presidente Jair Bolsonaro(2020) Lewaschiw, Victoria MilaniCom o avan¸co das redes sociais e do interesse da popula¸c˜ao em manter-se atu alizada atrav´es dessas m´ıdias, pol´ıticos como o presidente Jair Bolsonaro usufruem da situa¸c˜ao para aproximar-se dos brasileiros desenvolvendo conte´udo novo e esti mulando a intera¸c˜ao de maneira peri´odica. De maneira a tentar entender como o mercado de investimentos responde `a essa intera¸c˜ao, esse estudo realiza uma an´alise do impacto das declara¸c˜oes feitas no Twitter pelo presidente na taxa de cˆambio e no ´Indice Bovespa. Para embasar a an´alise, ´e estabelecida a presen¸ca das Hip´oteses de Mercados Eficientes, bem como a influˆencia do presidente no risco-pa´ıs, atrav´es de sua relevˆancia pol´ıtica. A avalia¸c˜ao feita atrav´es de M´ınimos Quadrados Pondera dos, com base na an´alise de sentimentos desenvolvida, mostra como o mercado reage aos tweets vindos do presidente. Como resultados obtidos desse estudo tem-se uma eleva¸c˜ao do retorno dos ativos gra¸cas `as postagens de Jair bolsonaro, independente do sentimento transmitido. Al´em disso, foi encontrado que tweets com sentimento classificado como negativo tamb´em causam choques positivos nesses retornos. Se o presidente planejar suas publica¸c˜oes no Twitter, ´e poss´ıvel mobilizar sua base de apoiadores, bem como fortalecer o governo, atrav´es de sua rede social.