Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a educação e a desigualdade dos países
    (2008) Camargo, Pedro Cavalcanti de
    Esta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a desigualdade e o crescimento no Brasil
    (2015) Rothschild, Thomas
    O debate entre a desigualdade e o crescimento econômico é extenso e persiste há vários anos. O primeiro trabalho relevante que investigou a relação entre desigualdade e crescimento foi Simon Kuznets (1955). Diversos economistas estudaram tanto o efeito do crescimento na desigualdade quanto o efeito da desigualdade no crescimento. Essa monografia focará seus esforços em procurar definir os efeitos de uma maior desigualdade de renda no crescimento dos estados brasileiros. Para testar essa causalidade é utilizada a base de dados da PNAD de 1992 até 2012 para estimar modelos econométricos com dados em painel. Os resultados mostram que uma maior desigualdade afeta negativamente o crescimento da renda.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da desigualdade de renda e de despesa no Brasil
    (2011) Martins, Amanda Soldani Regulski
    É possível medir a desigualdade em uma sociedade de duas formas: desigualdade de renda e de consumo. A desigualdade de renda tem declinado no Brasil desde 2001, mas poucos estudos investigaram o comportamento da desigualdade de consumo neste período. Este trabalho compara os dois indicadores através do índice de Gini, utilizando dados da Pesquisa Orçamentária Familiar (POF) nos anos de 2002/2003 e 2008/2009. Simultaneamente, compara as áreas rurais e urbanas, uma vez que a as áreas rurais normalmente tem maior número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e outros programas de transferências na área rural. São investigadas também o comportamento da desigualdade para grupos demográficos específicos, segundo os anos de estudo, idade e região. Percebe-se que, em geral, houve uma queda tanto da desigualdade de renda quanto consumo, mas a desigualdade de consumo declinou bem menor. Além disto, na área rural houve um aumento na desigualdade de consumo. Uma possível explicação é que as famílias não tratam a renda do Bolsa Família como permanente.