Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da consolidação das instituições de ensino superior sobre o desempenho dos alunos(2016) Zorzi, Fernando de AndradeA educação superior representa o nível mais avançado de educação que as pessoas podem adquirir, sendo responsável pela especialização profissional dos indivíduos e avanço científico da sociedade. Inicialmente esse nível educativo era restrito a uma elite, mas com o tempo passou a se expandir pela sociedade, ampliando o número de indivíduos com diploma desse grau de ensino. Essa expansão procurou acompanhar as necessidades por profissionais capacitados no mercado, trazendo a falta de qualidade na educação como principal problema na formação acadêmica. Simultaneamente grandes instituições de ensino surgiram de modo a atender a maior demanda. O presente trabalho busca, através de uma análise empírica, compreender como a consolidação da educação superior brasileira, com o surgimento das grandes instituições de ensino, vem afetando o desempenho dos alunos, entendendo melhor o efeito sobre a qualidade de ensino ofertada.Trabalho de Conclusão de Curso Impactos das ações afirmativas na qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil(2015) Ogeda, Pedro MolinaAs políticas de ação afirmativas implementadas no Brasil têm como objetivo aumentar a participação das classes periféricas da sociedade nos centros educacionais mais importantes do país, diminuindo a desigualdade intelectual e assim permitindo a formação de uma sociedade mais justa. Porém, algumas críticas têm sido feitas a essas políticas e alguns questionamentos têm surgido a respeito dos impactos dessas medidas no sistema educacional brasileiro. O presente estudo busca explicar, por meio de uma aplicação empírica, se houve algum efeito na qualidade dos cursos superiores das universidades federais com a implementação de ações afirmativas no processo seletivo dessas universidades. Primeiramente analisaremos o efeito da implementação das ações afirmativas na qualidade dos cursos, sem levar em conta a intensidade da política para cada centro educacional. Depois replicaremos a análise considerando a porcentagem de alunos cotistas presentes no curso, ou seja, a intensidade da política implementada. O estudo será feito por meio dos microdados do Enade e a medida de qualidade utilizada será o índice de desempenho da instituição nesse exame. Os resultados apontam para um efeito nulo da implementação de políticas de ação afirmativa sobre a qualidade das universidades federais.Trabalho de Conclusão de Curso Prouni e novas universidades federais: uma análise comparativa de duas políticas públicas(2012) Landucci, Mayara de AlmeidaO presente estudo visa avaliar duas possíveis políticas públicas para aumentar a inserção de alunos de baixa renda no ensino superior Brasileiro: o Prouni e a construção de novas universidades federais. Para a comparação das políticas foram considerados os diferenciais de custos e benefícios associados a cada uma delas ao longo da vida do indivíduo beneficiado. No caso de novas universidades o custo é o investimento direto por aluno no ano de 2009 enquanto que no caso do ProUni é o valor da renúncia fiscal dado o programa. O benefício utilizado foi o diferencial de salário do indivíduo dado sua formação em uma universidade pública com relação à privada. Este salário foi obtido através de uma análise das notas dos alunos no ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Após a avaliação econômica de cada política em dois diferentes cenários, este trabalho conclui que o ProUni é a melhor opção para o governo nos dois cenários avaliados. O investimento em novas universidades federais só seria vantajoso caso as notas das universidades públicas no ENADE fossem superior às privadas em 153%.