Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma Análise sobre Eficiência do Setor Bancário com o Surgimento das Fintechs
    (2024) Colello, Stéfani da Costa
    Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do surgimento das fintechs na eficiência dos bancos tradicionais. A metodologia CAMEL foi utilizada para avaliar os principais indicadores de desempenho, tais como Capital, Qualidade dos Ativos, Gestão, Resultados e Liquidez. O estudo envolveu a comparação de quatro bancos tradicionais brasileiros (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander) com quatro bancos digitais (Banco Inter, Banco Pan, Nubank e C6 Bank) de 2017 a 2023. A análise considerou as diferentes janelas temporais em que os bancos digitais começaram a divulgar seus indicadores. A partir dos resultados, foi possível identificar que os bancos tradicionais, devido à sua experiência e estabilidade, tendem a manter classificações mais estáveis. No entanto, enfrentam desafios para competir com os bancos digitais, que demonstram agilidade, inovação e uma estrutura mais enxuta. Ainda assim, os bancos digitais enfrentam dificuldades em equilibrar crescimento e rentabilidade devido a modelos de negócios inovadores que acarretam custos iniciais elevados. A conclusão ressalta a importância de ambos os tipos de instituições em aprimorar suas estratégias de gestão e expandir seus modelos de negócios para atender a um setor financeiro cada vez mais dinâmico.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Bancos digitais no Brasil: Panorama e perspectivas
    (2022) Ricci, Stefano Rocha
    O presente trabalho busca introduzir o conceito de Bancos Digitais, assim como traçar todo o panorama e histórico desse mercado no Brasil, analisando o cenário competitivo e regulações do setor. Esse trabalho também busca estabelecer comparações entre o mercado brasileiro e os principais mercados mundiais como EUA, Europa e China a fim de colocar em perspectiva o grau de desenvolvimento do país e com isso dar luz as principais questões e aspectos, traçando possíveis cenários futuros a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, foi utilizada uma profunda pesquisa bibliográfica além de diversas entrevistas com alguns dos maiores especialistas do Brasil nesse tema.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeito das novas tecnologias no sistema bancário brasileiro
    (2022) Veiga, Juliana Paulino
    Esse trabalho buscará entender os efeitos de novas tecnologias, como os novos sistemas de pagamentos e as fintechs sobre o setor bancário brasileiro. Para tal, usara-se um método hipotético-dedutivo que encontrará as hipóteses através de referências anteriores, e haverá um teste de hipóteses feitos por análise descritiva dos dados e estudos de cases de sucesso. Sendo assim, é esperado concluir que essas tecnologias envolvem quatro principais agentes: população, bancos tradicionais, bancos digitais e o governo. Ao final, são apresentados os efeitos sobre esses agentes, concluindo que os agentes de mudanças são os dois últimos, que a população é a maior impactada e que existe tendência de especialização de serviços e clientes nos bancos.