Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?
    (2023) Elias, Nicolas Passadore
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um caso de estudo sobre startups no mercado brasileiro: modelo de empresas de tecnologia focadas em verticais específicas através da utilização em massa de dados e geração de maior eficiência ao cliente final
    (2019) Perpetuo, João Pedro Jardim Müller
    Este estudo de caso tem como objetivo principal o detalhamento e estruturação de um case de negócios dentro do mercado financeiro brasileiro, voltado ao processo de digitalização e novas estratégias para torna-lo mais eficiente. As chamadas fintechs têm como missão tornar mercados dominados por poucos players e com altos spreads bancários mais justos e com maior concorrência, aprimorando a experiência de uso e percepção de valor do cliente final. Além de contribuir para o aumento do acesso aos instrumentos financeiros e redução do custo operacional. O leitor deverá ganhar embasamento de negócios e de mercado a partir da exposição de um estudo de caso específico de uma fintech focada na vertical "Beleza e Bem-Estar", que contará com dilemas na estruturação no modelo de negócio e na análise de oportunidade de especialização em um setor específico. Palavras-chave: Fintechs. Beleza e Bem-Estar. Estudo de Caso. Mercado Financeiro. Startups.