Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Bancos digitais no Brasil: Panorama e perspectivas
    (2022) Ricci, Stefano Rocha
    O presente trabalho busca introduzir o conceito de Bancos Digitais, assim como traçar todo o panorama e histórico desse mercado no Brasil, analisando o cenário competitivo e regulações do setor. Esse trabalho também busca estabelecer comparações entre o mercado brasileiro e os principais mercados mundiais como EUA, Europa e China a fim de colocar em perspectiva o grau de desenvolvimento do país e com isso dar luz as principais questões e aspectos, traçando possíveis cenários futuros a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, foi utilizada uma profunda pesquisa bibliográfica além de diversas entrevistas com alguns dos maiores especialistas do Brasil nesse tema.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do Open Banking no sistema financeiro brasileiro
    (2022) Izzo, Lucca Beck
    O presente trabalho irá analisar os aspectos fundamentais do conceito de Open Banking e as aplicações das interfaces de programação de aplicações (API’s) de modo a entender como essa tecnologia pode impactar o setor bancário brasileiro. É feito um estudo das transformações digitais realizadas no sistema financeiro brasileiro desde o início do século e como este se encontra presentemente. É apresentado o conceito de Open Banking, o funcionamento das APIs e seus principais benefícios. São apresentadas as implementações em diversos países, incluindo o Brasil. Por fim são dadas as últimas considerações sobre a importância do Open Banking e seu futuro impacto no sistema financeiro nacional.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeito das novas tecnologias no sistema bancário brasileiro
    (2022) Veiga, Juliana Paulino
    Esse trabalho buscará entender os efeitos de novas tecnologias, como os novos sistemas de pagamentos e as fintechs sobre o setor bancário brasileiro. Para tal, usara-se um método hipotético-dedutivo que encontrará as hipóteses através de referências anteriores, e haverá um teste de hipóteses feitos por análise descritiva dos dados e estudos de cases de sucesso. Sendo assim, é esperado concluir que essas tecnologias envolvem quatro principais agentes: população, bancos tradicionais, bancos digitais e o governo. Ao final, são apresentados os efeitos sobre esses agentes, concluindo que os agentes de mudanças são os dois últimos, que a população é a maior impactada e que existe tendência de especialização de serviços e clientes nos bancos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Principais Impactos e Desafios do Microcrédito no Brasil - Estudo de Caso: CrediPaz
    (2022) Kienast, Felipe Braga
    Esse estudo visa analisar a inserção do microcrédito no mercado financeiro brasileiro, seus impactos e principais barreiras e dificuldades para seu crescimento em território nacional. Ressalta-se que a análise partirá da teoria e metodologia mais recente desenvolvida a partir da década de 70, dado que os primórdios do microcrédito datam no século XVIII-XIX na Irlanda (BRASIL, 2018). Por sua vez, a análise no Brasil partirá da primeira iniciativa microcrediária, em 1972, ante a criação da ONG União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações (UNO) pela Accion International. Para agnição do cenário brasileiro de microcrédito torna-se imprescindível compreender o sistema de microcrédito implementado em Bangladesh no ano de 1983 pelo Dr. Muhammad Yunus. Para, então, a partir do cenário bengali observado nos últimos trinta anos, traçar paralelos e dissonâncias entre suas implantações e, assim, ser possível esboçar as expectativas do microcrédito no cenário nacional.