Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como as decisões do Banco Central e a eficiência da política monetária são afetadas pela dinâmica da política fiscal
    (2008) Bachur, Guilherme Esper
    Este trabalho visa saber como a política fiscal afeta a política monetária e o quanto da primeira explica a segunda. Esse estudo será feito em duas etapas. Primeiro, vamos saber em que tipo de dominância o Brasil esta inserido, se fiscal ou monetária, e para tal, se testará a relação dinâmica entre uma variável fiscal e uma variável monetária. Na segunda etapa, será feito um teste para descobrir se o Banco Central leva a política fiscal em consideração nas suas decisões e se acomoda uma política fiscal menos restritiva. Esse teste consistirá em introduzir uma variável fiscal na função de reação do Banco Central e verificar se essa é significante.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Q de Tobin como determinante na decisão de investimento nas firmas brasileiras
    (2008) Libera, Fernando Buriham Della
    O projeto será discutido como o modelo de investimento, que envolve a variável q de Tobin, pode influenciar a decisão de uma firma de expandir seu estoque de capital. Será feito um levantamento dos principais trabalhos e a revisão da literatura empírica que fazem o uso do q de Tobin, além de outros métodos utilizados para tomada de decisão referente à taxa de investimentos, para auxiliar na compreensão do que será discutido. São apresentadas as implicações empíricas e teóricas a cerca do modelo utilizado, a ressaltar as vantagens e desvantagens de seu uso. O modelo Q de investimentos foi estimado, a partir de dados das companhias brasileiras listadas na Bolsa de valores de São Paulo entre o período de 1999- 2007. A saber, o modelo é aprovado face aos resultados estatísticos apresentados, porém é de difícil aceitação, e estatisticamente comprovado, que a variável q de Tobin é um indicador bom para explicar a taxa de investimentos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impact of monetary policy on firms
    (2009) Brandt, René Daniel Heredia
    O presente trabalho analisa o impacto que a política monetária tem sobre os resultados das firmas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Desse impacto distinguem-se dois canais de transmissão: O canal de crédito e o canal neoclássico de custo de capital. é usada uma metodologia que permite separar esses canais e estimar seu impacto individual. Foram encontradas evidencias empíricas que sustentam a existência do canal de crédito na economia brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da volatilidade e previsão dos retornos dos preços do açúcar
    (2009) Araujo, Felipe Baeta Ippolito Oliveira
    A análise de volatilidade e a previsão dos retornos dos preços de commodities agrícolas são relevantes para a gestão de risco, à medida que ampliam o nível de informação dos agentes econômicos. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar a volatilidade para os retornos dos preços do açúcar, a partir do exame de dois fatores determinantes, quais sejam, a persistência de choques e de assimetrias no comportamento volátil, por meio da aplicação dos modelos da classe ARCH. Além disso, objetivou-se definir um modelo preditivo consistente, tendo como base os modelos da classe ARIMA. Nesse sentido, os resultados empíricos obtidos corroboraram as expectativas teóricas, mostrando a elevada constância dos choques. No tocante à assimetria dos choques, há uma divergência entre os resultados, visto que, enquanto no modelo EGARCH o componente assimétrico se mostrou não significativo, o modelo TARCH diagnosticou a presença de assimetria, com forte evidência para o efeito alavancagem, ou seja, retornos negativos estão mais associados aos aglomerados de volatilidade. Tais resultados ratificam a justificativa de criação de instrumentos de hedging como uma importante ferramenta para melhor gerenciar os riscos inerentes ao mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de ciclos econômicos nos domínios do tempo e da frequência
    (2009) Arruda, Bruno Pontes de
    Este trabalho apresenta uma breve análise comparativa entre os chamados ciclos de negócios de Brasil e Estados Unidos. O principal objetivo deste estudo é identi car as principais diferenças de formação entre estes, explicitando, mesmo que sem relevância estatística, dessemelhanças no comportamento das principais vari áveis econômicas de países tidos como desenvolvidos e em desenvolvimento. Serão empregados diversos métodos econométricos, como análise de resposta ao impulso, testes de causalidade - no sentido de Granger - e análise espectral, para veri car se existem diferenças estruturais na formação dos ciclos econômicos, e na medida do possivel avaliar a magnitude de tais disparidades, veri cando o impacto destas na formulação de modelos econômicos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Arbitragem na Bovespa: a técnica Pairs Trading em momentos de crise
    (2009) Fuschi, Bruno Henrique
    Essa monografia analisa a oportunidade de se obter algum tipo de retorno em épocas de crise econômica com o uso de uma técnica de arbitragem denominada Pairs Trading. Definindo quatro crises econômicas para o período de 1996 até 2009 e agrupando-as em três períodos de análise, conseguimos obter retornos acima do de mercado nos três períodos e retornos positivos e significativos em dois. Nos três períodos os retornos possuem baixa correlação com o mercado e baixa volatilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito da variação na taxa de câmbio no volume exportado das empresas brasileiras
    (2009) Monte, Alexandre José Cruz
    O volume das exportações brasileiras cresceu de significativamente nos últimos anos. Como essa variável impacta diretamente no crescimento do país, julgo seu estudo de extrema importância para direcionar quais variáveis impactam mais no seu aumento e consequentemente orientar as políticas governamentais possíveis de modo a maximizar seu efeito no PIB. Características individuais relacionadas à estrutura da empresa e a facilidade de obtenção de financiamento são de extrema importância e serão analisadas no trabalho. Portanto, serão consideradas desde variáveis macroeconômicas como câmbio real e produto mundial, como as referentes à fonte de financiamento e ativo da empresa. Dessa forma possíveis discussões em relação ao direcionamento da política cambial para estabelecer vantagens competitivas para o setor exportador poderão ser minimizadas.