Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto da lei Kandir sobre a produção de bens primários no Brasil: uma aplicação do método de controle sintético
    (2022) Fernandes, Otávio Farhat
    O setor exportador de um país é importante em qualquer economia, e saber como desenvolvê-lo e retirar ineficiências que estejam em seu caminho tende a gerar resultados benéficos para o bem-estar geral. Este trabalho tem o objetivo de verificar se uma política que visava estimular as exportações de bens primários brasileiros, a Lei Kandir, teve resultados satisfatórios. No caso, é verificado o impacto sobre o crescimento das safras brasileiras. Dados do período 1961-2005, antes e depois da aplicação da lei (efetivada no final de 1996) serão analisados para se tentar identificar o efeito dessa mudança na economia brasileira e se foi significante. Para isso, se utilizará um método recente de análise de impactos, o Controle Sintético. Paralelamente, o trabalho serve como análise da performance e funcionalidade dessa ferramenta de pesquisa. Os resultados sugerem que em um período de dois anos após a promulgação da Lei Kandir, não houve impacto significante sobre a produção de safras no Brasil, mas há alguns resultados do teste de placebo que demandaram cautela com o que se foi obtido.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano Real: Uma análise via Método de Controle Sintético
    (2021) Rogozinski, Tomás Moreira Ferreira
    Tendo por base a literatura econômica recente, a maioria dos estudos aponta para o sucesso do Plano Real em cumprir seu objetivo central de esgotar o processo hiperinflacionário brasileiro. Por outro lado, há certa discordância acerca dos impactos das medidas adotadas sobre outras variáveis macroeconômicas no curto e médio prazo. Com isso, esse estudo propõe uma avaliação do impacto líquido do Plano Real no PIB per Capita, no Balanço de pagamentos e no déficit público brasileiro através do método de controle sintético. O período de análise está compreendido entre 1990 e 2019, avaliando assim os impactos de curto e médio prazo do plano sobre as variáveis de interesse. Uma amostra de países que não passaram por um programa de estabilização inflacionária concomitantemente ao Brasil foi utilizada de forma a construir o país sintético. Os resultados obtidos apontam para um resultado positivo do plano no PIB per capita, enquanto não foi encontrada correlação para as outras variáveis de interesse.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do Golpe Militar de 1964 no desenvolvimento econômico brasileiro
    (2019) Fanganiello, Emanuela Petronio
    O objetivo desta monografia é analisar o impacto do golpe militar de 1964 no desenvolvimento econômico do Brasil, medido principalmente pelo PIB real e outras variáveis, por meio de uma metodologia contra factual. Através de uma amostra de países que não sofreram golpe militar na janela de 1950 a 2017, será construído um Brasil hipotético através do modelo de controle sintético. É esperado que os resultados do Brasil sintético sejam destoantes do Brasil realizado.