Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Johnson & Johnson: Um estudo de caso das principais estratégias financeiras adotadas pela multinacional para superar a crise do coronavírus
    (2021) Rocha, Alexandre
    O presente estudo tem como objetivo central avaliar quais foram as principais estratégias, do ponto de vista financeiro, que a empresa americana e líder farmacêutica mundial, Johnson & Johnson adotou para superar a pandemia causada pelo novo corona vírus. Para isso, leva em consideração, em uma primeira parte, uma análise da indústria e do contexto macroeconômico em que a companhia está inserida. Uma segunda parte utiliza-se de uma detalhada análise das demonstrações de resultado trimestrais da empresa comparando os anos de 2019 e 2020 além da análise das demonstrações anuais de anos anteriores, que será levada em consideração junto a reportagens e anúncios feitos pela companhia. Os dados obtidos nos principais Demonstrativos Contábeis da Companhia evidenciam impactos positivos no faturamento, aumento de despesas com P&D e administrativas, ao mesmo tempo em que registrou leve deterioração de sua margem bruta e líquida quando comparado ao período anterior. Apesar da Companhia apresentar mais de 10% de queda no faturamento de sua segunda maior frente de negócio, a de Dispositivos Médico, as vendas de vacina junto com outras estratégias tomadas durante o ano fizeram com que a empresa como um todo apresentasse crescimento nas vendas. A análise de notas explicativas e de reportagens publicadas ao longo do ano servem de auxílio para compreender estratégias tomadas na gestão durante a pandemia. Assim, o estudo é capaz de concluir que a multinacional adotou estratégias corretas e bem-sucedidas para superar a crise do coronavírus.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A operação Lava Jato e seus efeitos nas demonstrações contábeis da companhia Petrobras S.A,
    (2019) Scacciotti, Bruno Simonsen Allegro
    Iniciada em março de 2014, pela justiça federal em Curitiba, a operação “Lava Jato” é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Ela tinha por objetivo inicial investigar uma rede de postos de combustíveis e lava jato de veículos para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. A companhia Petrobras S.A, foi deflagrada inicialmente na 2ª fase da operação, em 2014, quando a operação se desdobrou para um imenso esquema de corrupção, descoberto pelo Ministério Público Federal, envolvendo desvios de dinheiro do cofre da companhia. Segundo eles, o esquema que durava a cerca de uma década, baseava-se no pagamento de propina, pelas grandes empreiteiras, que organizavam entre sí, em licitações, para contratos superfaturados da companhia estatal. Esse trabalho tem então por objetivo analisar o efeito da operação “Lava Jato” nas demonstrações contábeis da maior companhia estatal do país, a Petrobras. Para tal, foi elaborado uma análise qualitativa, com o objetivo de analisar as demonstrações dos resultados da companhia e análise dos indicadores econômico-financeiros descritos na metodologia. Por fim, este estudo pode confirmar que a operação Lava Jato impactou significativamente em alguns resultados e demonstrações contábeis da companhia estudada, porém, choques externos como i) depreciação cambial; ii) recessão econômica; iii) queda no preço do brent (petróleo); e iv) redução nas taxas de desconto, também tiveram relevância na alteração dos resultados da Petrobras.