Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimizador Logístico e Tributário
    (2022) Andrade Neto, Abel Cavalcante de; Bueno, João Luiz Leão; Caran, Pedro Braga
    Esse projeto tem como foco o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar custos tributários em um sistema de otimização de distribuição de produtos, com o objetivo de investigar os desafios de sua implantação em uma malha logística da Braskem, atual cliente da Exed Consulting. Ferramentas fornecidas pelo SAP Integrated Business Planning (IBP), que possui os meios necessários para auxiliar neste projeto em termos de logística, e a ferramenta tributária desenvolvida pela Systax, foram utilizadas nesse estudo. A análise demonstrou que, embora o sistema SAP IBP e a ferramenta Systax, usados de forma paralela, são fundamentais para a gestão logística da empresa, o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar as funcionalidades das ferramentas, como os custos tributários envolvidos, tem o potencial de minimizar os custos relacionados as operações. Através da implementação do algoritmo desenvolvido em uma malha simplificada, foi possível observar uma economia de 6,13% nos custos. Pode-se concluir, portanto, que o desenvolvimento de ferramentas e sistemas integrados é essencial para a otimização.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da direção do vento no anemômetro de uma turbina eólica por meio da simulação em CFD
    (2022) Borges, Christiano Ayres de Carvalho; Castro, Daniel do Carmo Granja de; Quintino, Ester dos Santos; Tabacinik, Felipe Aron Nudelman
    Este projeto tem como objetivo analisar de forma numérica a direção do vento nos dois anemômetros da turbina eólica 4.2 da WEG para otimização do posicionamento da nacele (ângulo de yaw). O propósito é aumentar a captura de energia do vento pelas turbinas eólicas até a velocidade nominal pela correção da leitura feita pelos anemômetros. Para que isso ocorra, será necessário o uso do software STAR-CCM+ para realizar as simulações em Computational Fluid Dynamics (CFD).
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O modelo Black-Litterman: um teste para o mercado brasileiro
    (2009) Corrêa, André Piva Rocha
    O modelo de alocação proposto por Harry Markowitz em 1952 revolucionou a forma como as carteiras são construídas. Contudo, a difícil estimação dos parâmetros do modelo e os resultados extremos para os pesos nos ativos fazem com que ele não seja amplamente aplicado na prática pelos gestores de carteiras. A partir dessa observação, o presente trabalho faz um estudo, com dados do mercado brasileiro, do modelo Black-Litterman e propõe uma nova forma de se estimar os retornos de equilíbrio usados nesse modelo, além de uma forma prática de se incorporar visões com o objetivo de se apresentar um modelo de fácil implantação e que sugira pesos menos sensíveis aos parâmetros a serem estimados. Para tanto, o trabalho mostra a evolução no tempo de duas carteiras usando os dois modelos citados. Os resultados mostram que os pesos calculados pelo modelo de Markowitz são extremamente sensíveis aos retornos históricos, enquanto os pesos do modelo Black-Litterman mostraram-se bem comportados, principalmente em relação à mudança das visões no período de três meses estudado e na forma como os pesos se distanciam da relação de equilíbrio do CAPM.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A eficiência do modelo Black-Litterman para a otimização de um portfólio global de ações
    (2012) Oliveira, Gabriel Giannecchini de
    Harry Markowitz, em 1952, revolucionou a forma como as carteiras são construídas através de seu modelo de média-variância para otimização de carteiras. No entanto, a estimação dos parâmetros do seu modelo é complexa resultando em alocações extremas para alguns pesos dos ativos da carteira fazem com que ele não seja muito utilizado na pratica pelos gestores de portfólios. A partir disso, este trabalho faz um estudo do modelo Black Litterman (1992) com dados de índices de ações de onze países e sugere uma forma pratica de se incorporar as visões desse modelo através do CAPM Global proposto por Fischer Black, em 1989. Esse estudo tem a finalidade de apresentar um modelo de simples aplicação e que indique pesos menos sensíveis. Foram construídas duas carteiras de investimentos, cada uma com um dos modelos e para compará-las foi utilizado o índice Sharpe.