Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Spread bancário brasileiro: um indicador de excesso?
    (2017) Rey, Letícia Dias
    Uma das grandes preocupações do Banco Central do Brasil atualmente é o nível do prêmio de risco do setor bancário no país, uma vez que isso encarece os empréstimos para os consumidores finais da cadeia, impedindo que haja o estímulo desejado na economia com o ciclo de expansão monetária que tem sido implementado. Dado isso, o principal objetivo do estudo em questão é observar um indicador que possa revelar se há ou não um excesso de spread nas operações de crédito das instituições financeiras ou se o custo financeiro das mesmas realmente reflete os riscos e custos aos quais estas instituições estão expostas. Será observado um indicador de excesso de spread para o fator Brasil dentro das operações de crédito livre a partir de um indicador de rentabilidade financeira, este que será explicado por alguns fatores – tanto macroeconômicos quanto contextuais e políticos. Trazer mais contribuições para este tema é bastante relevante no que se trata de análises de eficiência das políticas do Banco Central brasileiro e do como as distorções do setor podem afetar a atividade econômica e pode levar à reflexões de como aumentar a eficiência do sistema em prol da atividade nacional.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Teste e análise do equity premium puzzle para o Brasil
    (2010) Pupo, Ruth Carolina Rocha
    Esse trabalho buscou testar o Equity Premium Puzzle para o cenário brasileiro e fez isso para diversas divisões de tempo para o período de 1995 a 2009. O modelo se baseia principalmente no trabalho de Mehra (2003) e utiliza, para o agente representativo, uma função de utilidade aditiva e separável no tempo. Constatou-se a existência de Risk Free Puzzle Invertido.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Risco, desvios da PDJ e possíveis explicações de acordo com fundamentos da economia brasileira
    (2010) Mufarej, César Augusto Zocchio
    Esse artigo testa se desvios da PDJ para horizontes de tempo de longo prazo podem ser atribuidos ao prêmio de risco. Observamos que desvios da paridade de juros são correlacionados com medidas proxy de risco largamente utilizadas por analistas de mercado, o EMBI+. Ademais, foram encontradas evidências de que esses desvios da paridade podem ser explicados por um conjunto de variáveis maroeconômicas refletindo os fundamentos macroecômicos do Brasil e apetite dos investidores internacionais. Esse resultado mostra que formuladores de política econômica podem em parte contribuir para a redução do prêmio de risco por meio de uma redução na dívida pública sobre PIB e reduções na necessidade de pagamentos em moeda estrageira para pagamento de importações.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O equity risk premium brasileiro
    (2012) Zanella, Stefano
    Este trabalho busca estimar o retorno em excesso esperado para o Índice Ibovespa em relação à SELIC, ou seja, calcular o Equity Risk Premium do mercado acionário brasileiro. Através do Modelo desenvolvido por Grinold e Kroner em 2002, estima-se um ERP de 7.21%, valor inferior ao prêmio de risco implícito nos níveis atuais do índice Ibovespa. Isto indica que o mercado está subvalorizado, afirmação razoável considerando incertezas do cenário marcroeconomico mundial.