Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre o preço da gasolina e a escolha por carros mais eficientes nos Estados Unidos: uma solução de mercado para a sustentabilidade
    (2010) Duarte, José Luiz Pimentel
    A preocupação com os danos que o homem vem promovendo ao longo dos anos na natureza tem aumentado constantemente, e tem sido objeto de muitos estudos e grandes encontros entre países que buscam evitar prejuízos ainda maiores ao planeta. Porém, essa monografia tem como objetivo comprovar que a preocupação com o meio ambiente não é resultado exclusivo da percepção dos danos causados, mas que tem relação direta com a oscilação de determinadas variáveis. Para isso, buscaram-se evidências que apontem que o preço da gasolina tem efeito de causalidade sobre variáveis que podem ser consideradas como indicadoras de um arranjo mais sustentável, leia-se aqui: milhas rodadas por carro, combustível consumido por carro, eficiência dos novos carros domésticos, e utilização do Etanol como combustível alternativo. Como resultado, pode-se evidenciar que as variáveis Etanol, Consumo de Combustível por Carro e Eficiência de Novos Carros Domésticos realmente são influenciadas pelo preço da gasolina, mas, por sua vez, sobre a variável Milhas Rodadas por Carro ele não produz o mesmo efeito.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da variação do preço da gasolina sobre a performance do setor sucroalcooleiro no Brasil
    (2013) Araujo, Rodolfo Blanco
    O objetivo deste estudo é analisar se os preços de gasolina praticados no Brasil de 2002 a 2012 diferem do preço praticado no mercado livre internacional e qual é o possível impacto disso na performance do setor sucroalcooleiro brasileiro. Para isso são utilizadas dados públicos de fontes como ANP, UNICA e CEPEA/ESALQ. Por meio de uma análise com medidas de estatística descritiva entre as variáveis selecionadas, conclui-se que a o preço de gasolina praticado pela Petrobras de 2002-2012 difere significativamente do preço de livre mercado internacional e que isso tem uma forte correlação com a performance do setor sucroalcooleiro brasileiro no período. Em particular, foi avaliado como o a diferença percentual do preço da gasolina cobrado pela Petrobras do preço de livre mercado internacional se relaciona com o PIB do setor sucroalcooleiro estimado, com a produção de cana total do setor, com a produção de etanol hidratado, com o número de novos grupos produtores e com o endividamento do setor.