Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Um ensaio sobre modelos de escolha intertemporal(2020) Affonso, Victor JannuzziO presente trabalho apresenta uma discussão geral sobre dois modelos de escolha intertemporal. O primeiro é o modelo de desconto geométrico, o qual, apesar de ser mais elementar, proporciona discussões práticas e teóricas de alto valor para a ciência econômica. Em linha com a importância teórica da axiomatização, é promovida uma ampla discussão da estrutura do modelo, seguida dos enunciados e análises dos axiomas, almejando assim esclarecer o porquê dos axiomas propostos, além de suas relações com o comportamento do tomador de decisão. Após a descrição da classe de fenômenos comportamentais que invalidam a representação pelo modelo de desconto geométrico, o viés do presente é escolhido para prosseguir com a discussão, a qual tem como referência importante os teóricos de Economia Comportamental. Então, uma análise nos moldes da realizada para o primeiro modelo é feita pra o modelo de desconto quase-hiperbólico, o qual aborda exatamente o fenômeno do viés do presente. Nessa segunda parte, a diferenciação dos modelos se mostra essencial, uma vez que, apesar de compartilharem de uma estrutura semelhante, possuem elementos específicos que estão intimamente ligados com as discussões relevantes do modelo.Trabalho de Conclusão de Curso O corpo e as imagens da macroeconomia microfundamentada: uma análise através da simetria entre a Crítica de Lucas à macroeconomia e a axiomatização da Matemática pela escola bourbakista(2021) Lucas Machado TomelinA Crítica de Lucas é, provavelmente, o artigo econômico mais influente da segunda metade do século XX. Neste trabalho, analisamos a Crítica, com o objetivo de estabelecer uma simetria entre a Crítica de Lucas à macroeconomia e a microfundamentação como metodologia na Economia, com o projeto de axiomatização da Matemática de Hilbert e, posteriormente, de Bourbaki. O objetivo principal do trabalho foi o de, ao evidenciar essa Simetria, poder analisar e comparar as consequências da axiomatização na Matemática no fim do século XX com o paradigma econômico vigente. Para estabelecer essa Simetria, utilizamos os conceitos de corpo e imagem do conhecimento, de Leo Corry, que nos permitiram fazer uma análise objetiva e direta da validade dessa Simetria e das consequências que podemos esperar na Economia. Concluímos que, em última análise, a microfundamentação da macroeconomia como exigência metodológica, apesar de restritiva ao desenvolvimento do pensamento econômico, foi benéfica para a Economia como disciplina.