Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um ensaio sobre modelos de escolha intertemporal
    (2020) Affonso, Victor Jannuzzi
    O presente trabalho apresenta uma discussão geral sobre dois modelos de escolha intertemporal. O primeiro é o modelo de desconto geométrico, o qual, apesar de ser mais elementar, proporciona discussões práticas e teóricas de alto valor para a ciência econômica. Em linha com a importância teórica da axiomatização, é promovida uma ampla discussão da estrutura do modelo, seguida dos enunciados e análises dos axiomas, almejando assim esclarecer o porquê dos axiomas propostos, além de suas relações com o comportamento do tomador de decisão. Após a descrição da classe de fenômenos comportamentais que invalidam a representação pelo modelo de desconto geométrico, o viés do presente é escolhido para prosseguir com a discussão, a qual tem como referência importante os teóricos de Economia Comportamental. Então, uma análise nos moldes da realizada para o primeiro modelo é feita pra o modelo de desconto quase-hiperbólico, o qual aborda exatamente o fenômeno do viés do presente. Nessa segunda parte, a diferenciação dos modelos se mostra essencial, uma vez que, apesar de compartilharem de uma estrutura semelhante, possuem elementos específicos que estão intimamente ligados com as discussões relevantes do modelo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O corpo e as imagens da macroeconomia microfundamentada: uma análise através da simetria entre a Crítica de Lucas à macroeconomia e a axiomatização da Matemática pela escola bourbakista
    (2021) Lucas Machado Tomelin
    A Crítica de Lucas é, provavelmente, o artigo econômico mais influente da segunda metade do século XX. Neste trabalho, analisamos a Crítica, com o objetivo de estabelecer uma simetria entre a Crítica de Lucas à macroeconomia e a microfundamentação como metodologia na Economia, com o projeto de axiomatização da Matemática de Hilbert e, posteriormente, de Bourbaki. O objetivo principal do trabalho foi o de, ao evidenciar essa Simetria, poder analisar e comparar as consequências da axiomatização na Matemática no fim do século XX com o paradigma econômico vigente. Para estabelecer essa Simetria, utilizamos os conceitos de corpo e imagem do conhecimento, de Leo Corry, que nos permitiram fazer uma análise objetiva e direta da validade dessa Simetria e das consequências que podemos esperar na Economia. Concluímos que, em última análise, a microfundamentação da macroeconomia como exigência metodológica, apesar de restritiva ao desenvolvimento do pensamento econômico, foi benéfica para a Economia como disciplina.