Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das fintechs no preço das ações de bancos de varejo
    (2019) Groff, Gustavo Fabricio
    Este estudo busca analisar o impacto das fintechs brasileiras, startups financeiras que tem a inovação e tecnologia como principais ferramentas para otimizar serviços ao consumidor, no preço das ações de grandes bancos de varejo brasileiros. Nos últimos anos se observou e ainda se observa um crescimento exponencial do valor de mercado dessas empresas que, por sua vez, ameaçam a posição competitiva de entidades já consolidadas, indicando que o consumidor valoriza e prefere cada vez mais serviços que ofereçam custo menor e maior praticidade. Nesse sentido, foi feito o uso do CAPM (Capital Asset Pricing Model) de 5 fatores, adaptado e estendido por Fama e French com estimação de dados em painel, para medir o impacto de uma variável adicional atrelada a fintechs no retorno esperado dos papeis de bancos de varejo incumbentes listados na bolsa brasileira. Como resultado, ao contrário do que se esperava, observou-se uma relação positiva entre o aumento de investimentos em fintechs com o retorno de grandes bancos de varejo, potencialmente sugerindo um efeito de complementariedade (e não disruptivo). No entanto, dada a baixa significância dos resultados obtidos, quaisquer conclusões e inferências para a amostra utilizada acerca do tema proposto tornam-se, também, insignificantes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O modelo de negócio de FinTechs em 2019
    (2019) Ferreira, Arthur Gustavo dos Santos
    FinTech surgiu da junção das palavras Financeiro e Tecnologia, é um startup que trabalha com inovação e otimização de serviços do setor financeiro. A rápida introdução do produto no mercado, a coleta de feedback e o aprimoramento do produto, voltado para o que o consumidor deseja, eleva a probabilidade de sucesso do produto. Este estudo tem como objetivo analisar a evolução do modelo de negócio das FinTechs no Brasil, além, de realizar uma comparação com os tradicionais bancos que dominavam este setor até alguns anos atrás. Este projeto foi baseado na metodologia de estudo de caso de Yin (2010), dividido entre revisão de literatura, análise documental e organização do caso, focado na comparação entre o modelo de negócio de FinTechs e Bancos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Houve uma melhora contábil nos bancos que passaram pelo processo de privatização?
    (2019) Levy, Pedro Flores
    Este trabalho busca analisar se do ponto de vista contábil valeu a pena para os bancos BANESPA, BANESTADO e BANDEPE terem sido privatizados, ou seja, se após a privatização, os bancos descritos acima passaram a ter um melhor rendimento contábil. O cenário econômico brasileiro no momento das privatizações será levado em conta para realizar a análise. Analisando o lucro líquido, ROE e ROA, este estudo verificou que houve uma melhora contábil nesses bancos após o processo de privatização deles.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes na oferta de crédito privado no Brasil
    (2017) Telles, Eduardo Junqueira da Silva
    Um mercado financeiro desenvolvido é fator importante para o desenvolvimento econômico. A oferta de crédito privado usualmente possui penetração mais baixa em países emergentes em relação a países desenvolvidos. No Brasil, a oferta de crédito para o setor privado é muito baixa, limitando o investimento, consumo e o crescimento econômico. Este artigo ampliou o estudo de Fucijji e Prince (2008), identificando os determinantes da oferta de crédito privado no Brasil de 2010 a 2017. Para isso, foi feito uma análise por meio de um modelo de painel, a partir do qual se conclui que o grau de alavancagem dos bancos, o montante de depósitos à vista, o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de câmbio real têm impacto positivo sobre a oferta de crédito privado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento econômico e rentabilidade bancária através do RAROC
    (2009) Utsumi, Mariana Akemi Rezende
    Os estudos realizados para averiguar resultados bancários costumam ter como medida de rentabilidade o retorno sobre o patrimônio líquido. Porém, em um cenário onde a mensuração de fatores de risco está se tornando um critério cada vez mais importante para reguladores do mercado e para as próprias instituições financeiras, torna-se necessário incorporar tais fatores na rentabilidade. Como conseqüência, os resultados medidos pelo RAROC contradizem estudos passados, uma vez que, quando a rentabilidade é ponderada pelo risco, os bancos de países desenvolvidos apresentam melhores desempenhos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes macroeconômicos do spread bancário no Brasil
    (2014) Masini, Stefano
    Os bancos são os principais agentes de repasse de crédito na economia e, portanto, possuem papel fundamental no crescimento de um país. A diferença entre as taxas de empréstimo dos bancos e a taxa com que eles captam é comumente conhecida como spread bancário. O entendimento dos fatores que afetam a formação do spread bancário é essencial para que o governo possa promover políticas e ações que facilitem o acesso ao crédito por parte das famílias e empresas. Esse trabalho visa, dentro de uma abordagem quantitativa, explorar os determinantes macroeconômicos de maior influência na formação do spread bancário no Brasil. Como metodologia econométrica, foi utilizada uma regressão linear múltipla para identificar a correlação existente entre o spread bancário aplicado pelos bancos (variável resposta) e as variáveis explicativas adotadas no modelo. Dessa forma, este estudo pode confirmar que a situação econômica vivida pelo Brasil entre 2000 e 2013, analisada através de suas principais variáveis macroeconômicas, tem grande influencia na determinação do spread bancário cobrado no Brasil.