Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso Fintech Pontte - o home equity como produto para viabilizar a demanda do consumidor
    (2021) Meinberg, Rafael Lima
    O trabalho terá como terá como objetivo estudar o mercado de crédito brasileiro com o foco na análise das fintechs de crédito junto ao modelo de financiamento home equity. Dessa forma, será feito um estudo de caso junto a fintech Pontte a fim de compreender o funcionamento desse novo modelo de organização ligado ao financiamento imobiliário. Como fonte de informações serão utilizados dados oferecidos pela própria empresa, relatos de funcionários e as informações públicas relacionadas a fintech. Assim, a análise buscara levantar todas as conquistas e desafios enfrentados pela companhia em sua trajetória com o intuito de avaliar os fatores determinantes para o sucesso de uma fintech.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do acesso ao crédito no trabalho infantil: estudo do caso brasileiro
    (2020) Sidericoudes, Sofia Cabrera
    Este trabalho analisa o impacto do acesso ao crédito no trabalho infantil para o caso brasileiro. A dificuldade de acesso ao crédito (comum em países menos desenvolvidos), em uma situação de necessidade de renda, pode induzir a uma preferência pela inserção precoce da criança no mercado de trabalho, de modo a aumentar a renda do domicílio no presente e suavizar o consumo. Os dados utilizados para a análise empírica são provenientes da PNAD (IBGE) e do SGS (Banco Central do Brasil) para o período de 2005 a 2015. A estimação é realizada pelo modelo de regressão beta com função de ligação complemento log-log. Os resultados indicam uma relação negativa e estatisticamente significante para as três variáveis de crédito utilizadas, sugerindo que políticas públicas que incentivem e facilitem o acesso ao crédito no Brasil podem ter o efeito colateral de redução na incidência de trabalho infantil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do crédito subsidiado na internacionalização de micro e pequenas empresas
    (2020) Berger, Laura Mottim
    Não há questionamento sobre a importância das micro, pequenas e médias empresas (“MPME”) na economia nacional gerando empregos, abrindo possibilidades de negócios, aumentando a inovação e incrementando no PIB. Mas em especial, as MPMEs exportadoras agregam, além dos valores já conhecidos, novos conhecimentos, práticas e tecnologias que são adquiridas com a troca de serviços e produtos internacionalmente. É essencial entender quais fatores incentivam a exportação dessas empresas para ter uma visão clara e específica de quais políticas de incentivo poderão ser usadas nesse setor. Ainda, dada a estrita burocratização dessas empresas, incentivos de financiamento focados para essas empresas tem se mostrado uma solução para o desenvolvimento das mesmas. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo entender o impacto de variáveis de crédito e variáveis macroeconômicas no valor exportado por micro e pequenas empresas. Através de dados do SEBRAE e Ministério da Economia, Industria, Comercio Exterior e Serviços de 1998 a 2015 e utilizando uma análise em painel, será possível ter evidências impacto que as variáveis de crédito têm sobre as exportações de MPMEs e assim determinar uma forma de política de incentivo efetiva.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Leis e regulamentação de crédito: o que é relevante para o desenvolvimento do mercado de crédito?
    (2020) Moura, João Luís Storni de
    O Brasil é um país que vem se recuperando de uma década turbulenta tanto econômico quanto político. Enquanto a sociedade tem problemas em encontrar novas lideranças e estabilidade o país sofre para expressar uma recuperação econômica e voltar a buscar um desenvolvimento para se tornar uma nação de primeiro mundo. Este estudo busca apresentar evidências para que um dos focos do Brasil seja o desenvolvimento e a expansão do mercado financeiro e quais impactos ele pode levar a ter no desenvolvimento e no crescimento do país frente ao cenário mundial. Estuda se a relação direta de crédito financeiro e facilidade de obtenção frente a taxa de crescimento do PIB.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Spread bancário e seus determinantes
    (2019) Prudente, João Pedro Souza
    A importância do crédito em uma nação atinge todos os campos e agentes econômicos. Seja no setor público ou privado, seja para o consumidor ou investidor, todos algum dia buscam financiar, com promessa de pagamento futuro, seus desejos e anseios do presente. Geralmente o Estado se alavanca no mercado de títulos para aumentar seus gastos correntes e investimentos, no campo privado o mecanismo pode ser até diferente, pois não são todas as empresas que emitem debêntures, porém o objetivo da alavancagem é semelhante. Assim, também se estende para o comportamento dos indivíduos, o financiamento possibilita maior investimento e consumo. Portanto, o crédito está presente na vida de todos e o estudo de fatores que o compõem é de grande importância para a sociedade. Um desses fatores que está sendo bastante discutido na literatura nacional é o spread bancário, que no Brasil segue muito alto, sendo um grande limitador para a evolução do crédito no país. Assim esse estudo tem como principal objetivo entender os principais determinantes do spread, tendo o cenário internacional como comparação. Para isso, escolhemos a regressão de dados em painel, que tem como base uma amostra de 30 países em 14 anos, e os resultados desse modelo evidenciaram que o spread bancário é impactado positivamente pela concentração bancária, taxa de juros real, inflação e por ele mesmo a um período atrás. Vale mencionar que outras variáveis foram incluídas na regressão de acordo com a literatura, porém, elas se tornaram insignificantes para a explicação do spread. Além de apresentar os efeitos econométricos de cada variável e a equação final, o estudo arriscou a projetar nossa variável de interesse para alguns países e o resultado foi bastante favorável, todos os valores projetados ficaram próximos do realizado.