Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A intervenção federal no Rio de Janeiro foi eficaz na redução da criminalidade?
    (2020) Marson, Pedro Muñoz
    Os modelos de economia do crime existentes são extremamente relevantes para entender a tomada de decisão dos agentes criminosos, e, portanto, devem guiar a implementação de políticas públicas. O trabalho aqui presente tem como objetivo avaliar a efetividade da intervenção federal no Rio de Janeiro em fevereiro de 2018, na diminuição da criminalidade, tendo como base teórica o modelo de economia do crime de Gary Becker. Primeiramente será explicado o modelo de tomada de decisões de Becker, e definiremos o conceito de criminalidade utilizado, para em seguida analisar como uma medida como a intervenção militar afetaria a tomada de decisões dos agentes criminosos. Para em seguida através de método econométrico adequado realizar um teste de hipóteses a fim de averiguar se a intervenção alcançou seu objetivo de diminuição da criminalidade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
    (2019) Audi, André Basile
    Nesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Em Plena Luz da Noite: Os Efeitos do Nível de Luminosidade na Criminalidade de São Paulo
    (2019) Castro, Caio Pedro de Almeida Silva
    Este trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto da iluminação do ambiente e iluminação pública nos níveis de criminalidade, através de dados de nível de luminosidade noturna capturada por satélite e registro georeferenciado de boletins de ocorrência. Também, estuda o impacto de uma intervenção pública que visava aumentar a iluminação pública na luminosidade observada e na criminalidade. Os resultados permitem concluir que há um efeito líquido positivo do nível de luminosidade na criminalidade, advindo da maior sensação de segurança que os indivíduos experimentam em ambientes melhor iluminados, que por sua vez os leva a tomar atitudes que facilitam a atividade criminal.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise econômica do crime: A tomada de decisão do agente criminoso explicada pela teoria dos jogos e pelo aparato institucional
    (2016) Alves, Lucas Forganes e Silva
    A criminalidade é um tópico que pode ser analisado por diversas áreas da ciência, dentre elas a econômica. Este estudo tem como objetivo aprimorar os modelos já existentes, criados a partir da teoria dos jogos, de análise do comportamento racional do agente criminoso, adaptando etapas do jogo sequencial a ser derivado e desen-volvido a fim de torná-lo mais coerente para análises de criminalidade em países com instituições consideradas “fracas”. Com os resultados obtidos via derivação algébrica, estabelece-se uma comparação com os resultados dos jogos propostos por demais autores, a fim de entender as consequências da inversão de etapas do jogo sequen-cial enfrentado por criminosos e autoridades legais, sendo esta a principal mudança na análise econômica do crime proposta pelo estudo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O crime contra a pessoa e o crime contra o patrimônio na cidade de São Paulo: uma análise do perfil das vítimas
    (2008) Faria, Ernesto Martins
    Diversos estudos acerca da criminalidade já utilizaram a abordagem econômica e muitos, utilizando o conceito proposto por Becker (1968) – do ato de fazer um crime ser uma escolha racional - chegaram a um consenso de haver diferenças entre crimes contra o patrimônio e crimes contra a pessoa quanto ao aspecto do perfil do criminoso e da forma a qual “estima-se” a viabilidade de se cometer um crime. Contudo, poucos estudos relevantes da literatura chegaram a investigar se há diferença no perfil das vítimas que sofrem um crime englobado em uma destas duas categorias, objetivo deste estudo. Aqui, pretende-se investigar as características dos vitimizados, utilizando-se da Pesquisa de Vitimização elaborada em São Paulo pelo Instituto Futuro Brasil (IFB). Os crimes analisados são roubo com utilização de arma de fogo, estelionato, agressão física e agressão verbal, apresentando assim crimes contra o patrimônio e crimes contra a pessoa com caráter violento e não violento. Adicionalmente, são apresentados os distritos que a pesquisa relatou terem os maiores percentuais de entrevistados vitimizados para cada delito aqui estudado, procurando saber se os resultados confirmam os modelos estimados e a dimensão de proximidade dos delitos quanto ao mapeamento destes crimes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da criminalidade pela perspectiva da teoria dos jogos
    (2015) Zucchi, Giulia Siggia
    Este trabalho tem por objetivo mostrar que a teoria dos jogos pode ser aplicada para análise da ação criminosa, pressupondo que criminosos agem de forma racional e desejam maximizar suas utilidades. Desta forma será construído um jogo onde o comportamento dos criminosos e do Estado serão modelados e por fim serão sugeridos incentivos para que os crimes deixem de ocorrer.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos da desigualdade sobre a criminalidade no Brasil
    (2014) Damacena, Gustavo
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de fatores que medem a desigualdade tem sobre a criminalidade, no Brasil. A criminalidade e a desigualdade representam um importante obstáculo ao desenvolvimento econômico do país e, dada sua relevância, são tópicos de grande interesse entre pesquisadores e cientistas sociais. Na análise, foram utilizadas referências bibliográficas nacionais e internacionais; a fim de se construir conhecimento sobre as principais variáveis que poderiam relacionar desigualdade e criminalidade. Através da estimação de um modelo de Método Generalizado dos Momentos, pretende-se chegar a resultados que, em sua maioria, estejam de acordo com as expectativas; ou seja os sinais esperados para os coeficientes sejam verificados nos resultados encontrados. O trabalho fornece indícios de que densidade demográfica, educação e desigualdade de renda são fatores de importância para explicar a ocorrência de crimes letais violentos, nos diferentes estados brasileiros.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os fatores determinantes do crime no Brasil: um estudo probabilístico sobre os impactos do emprego, educação e instabilidade familiar na criminalidade
    (2014) Costa, André Henrique Crepaldi
    A criminalidade é um assunto muito presente no dia a dia de nós brasileiros e não se vê, no momento, nenhuma tendência de melhora. Mesmo cientes dos riscos envolvidos, o que faz com que as pessoas cometam crimes? Por meio de dados obtidos por uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas e utilizando o modelo Logit, este trabalho visa explicar como diversas variáveis afetam a probabilidade de alguém cometer algum crime. Os resultados encontrados apontam que os motivos por trás da criminalidade, em geral, não são os comumente imaginados. Porém, de fato, a educação da família e do próprio indivíduo tem impactos de grande magnitude.