Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do fator cultural no desenvolvimento econômico
    (2020) Bottini, Gabriela Andraus
    Um dos assuntos mais estudados no âmbito da economia, o desenvolvimento econômico busca elencar fatores que expliquem a trajetória econômica divergente dos países. No entanto, apenas dados quantitativos empíricos não são capazes de fornecer o devido respaldo a esta questão, uma vez que existe grande influência da ação humana na forma com a qual as sociedades se organizam e reagem a estímulos. Dentre diversas características individuais, este estudo tem como objetivo entender como o fator cultural e as denominadas “restrições informais” podem afetar direta e indiretamente a formação e evolução das instituições, como estas podem ter impacto econômico e qual a explicação para a diferenciação da natureza deste impacto.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Negociações interculturais: contextos e cultura organizacional globalizada
    (2019) Parolin, João Pedro Frega Ricca
    A ordem mundial contemporânea solidificou-se conforme o fenômeno da globalização e os adventos tecnológicos associados, alterando a dinâmica de comunicação e a forma como sociedades fazem negócios. A fronteiras se estreitaram, e a diversidade cultural, implícita na complexidade das negociações, passou a ser uma característica indispensável para que indivíduos, empresas e governos pudessem se posicionar conforme suas expectativas e objetivos. Observando estes aspectos que caracterizam o mundo contemporâneo, a presente pesquisa procura analisar como, na esfera das relações comerciais as negociações são efetivadas. Para tanto, estima-se aqui a distribuição dos países com relação aos conceitos de alto e baixo contexto, usando a cultura como instrumento para uma negociação com orientação que considera a questão da diferença cultural. Ainda, procurando observar como os indivíduos agem ou percebem seu escopo de negócios, empregamos aqui um questionário que calculou distribuições de contexto a partir de 4 dimensões baseadas em Hall (1976) e estudos subsequentes para países e regiões do mundo. Sendo assim, os resultados, em geral, foram consistentes com a teoria geral sobre negociação cultural, porém sugerindo alterações advindas da globalização e ondas tecnológicas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Ganhos inerentes ao patrocínio cultural: estudo comparativo entre indústrias de transformação e atividades financeiras
    (2008) Razente, Lívia Rizzi
    Este trabalho analisa os possíveis ganhos inerentes ao patrocínio de ações culturais, aproveitando a subjetividade intrínseca à cultura como uma ferramenta de marketing que reforça os atributos da marca empresarial. Para tanto, contextualiza o patrocínio cultural no Brasil através dos incentivos dados pela Lei Rouanet e investiga a aplicação da referida Lei nas 500 maiores empresas que investiram recursos em cultura no ano de 2007. Dado o cenário, elabora um modelo de investimento e analisa as assimetrias existentes naquele ano, tendo como foco as diferenças que levam as indústrias de transformação a investir em cultura frente às atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Entendendo as motivações dos hackers: um estudo sobre o modelo de desenvolvimento open source
    (2009) Ribeiro, Gustavo de Paula
    Neste trabalho de monografia são estudados os possíveis indutores de comportamento que levam uma extensa e heterogênea gama de indivíduos de diversos países a contribuírem com projetos open source. Uma survey foi realizada comprovando que fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos contribuem conjuntamente na decisão de indivíduos de dedicarem tempo em tais projetos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Crise Européia: questões institucionais e culturais de Alemanha e Grécia
    (2013) Alves, Willy Gregory Campos
    No início de 2010 uma crise econômica assolou a Europa, a fragilidade da união entre os países da zona do Euro foi escancarada. Durante a crise as soluções macroeconômicas para ela foram apresentadas, mas com pouco sucesso em suas implementações. Para explicar os porquês de isso ocorrer, invoca-se o economista ganhador do prêmio Nobel Douglass North e sua teoria institucional. Para que uma política econômica seja implantada com sucesso, se faz necessária uma matriz institucional sólida que favoreça a eficiência. Aprofundando-se na questão sabe-se que os valores, a cultura darão os ditames das regras do jogo, das instituições. Dois países ocuparam posições opostas durante a crise, são eles Alemanha e Grécia, com austeridade fiscal e descontrole fiscal respectivamente. Assim sendo, este trabalho pretende criar, a partir da teoria do sociólogo Max Weber, o tipo ideal Alemão e comparar o seu comportamento ao dos gregos. A partir do tipo ideal será construída a matriz institucional e dela se chegará ao discorrer econômico.