Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes do Financiamento Externo: Uma Análise dos Fatores que Influenciam a Decisão de Empresas Brasileiras entre 2010 e 2023
    (2024) Palmari, Pedro Schreer
    As decisões de financiamento das firmas é um tema intensamente estudado no cenário de finanças, com estudos anteriores buscando entender como as empresas decidem pela captação de recursos no mercado de dívida ou ações. As pesquisas mais recentes indicam que tal decisão é principalmente pautada nos custos de cada uma das possibilidades, com as empresas se aproveitando de flutuações de mercado para captar no mercado de dívida quando seu custo é menor e o mesmo para o mercado de ações, caracterizando assim o fenômeno do market-timing. Este trabalho busca contribuir para a literatura adicionando o espectro do mercado internacional, que representa um nível elevado das captações realizadas por empresas brasileiras. Assim sendo, o estudo busca entender os fatores que influenciam a escolha pelo mercado de dívida internacional em relação ao mercado local. Por meio de uma estimação econométrica utilizando o método logit, encontra-se o resultado de que o custo não é uma variável significativa para pautar tal decisão, mas sim características financeiras das empresas. Isso pode ser explicado pelos benefícios adicionais da captação externa como prazos extensos e volumes maiores, compensando pelo custo elevado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avanços recentes na teoria da escolha sob ambiguidade: Consequências e fenômenos relacionados
    (2020) Borges, Vinícius dos Reis
    Neste trabalho é realizada uma revisão da literatura relativa à teoria da decisão sob incerteza, mais especificamente à evolução das contribuições acadêmicas sobre os comportamentos e atitudes frente à ambiguidade. Naturalmente, previamente a tal discussão os modelos de utilidade esperada sobre risco e incerteza subjetiva são analisados. Tendo como ponto de partida o importante paradoxo de Ellsberg, essa dissertação passa a apresentar os conceitos fundamentais e os modelos que permitem tratar ambiguidade. Mais importante, são discutidas e apresentadas as consequências para alguns modelos que anteriormente se baseavam somente no modelo de utilidade esperada. Por fim, são discutidos alguns trabalhos que lançam luz à alguns fenômenos relacionados à ambiguidade que podem condicioná-la.