Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    “O medo da máscara invisível”: a internalização do sucesso e a correlação entre consciência de estereótipo, autoestima e síndrome do impostor
    (2019) Calicchio, Ana Beatriz Rieper Leandrini
    A frequência de relatos de indivíduos reportando sentimentos de fraude ou sentimento de insuficiência no âmbito acadêmico/profissional tem aumentado nos últimos anos. Definido como Síndrome do Impostor (SI), esse fenômeno tem sido tema de diversos discursos e pesquisas na área de economia comportamental e psicologia. Entretanto, os motivos que explicam a maior incidência dessa síndrome no público feminino ainda não são muito claros. Este estudo busca aprofundar a investigação entre a relação de consciência do estigma de gênero, autoestima e síndrome do impostor, analisando os dados originados a partir de um questionário conduzido virtualmente em uma amostra estritamente feminina (N = 181). Os resultados observados apontam que um alto grau de consciência de estereótipo e a um baixo nível de autoestima são fortes preditores da síndrome do impostor, permitindo que sejam sugeridos métodos para auxiliar na superação desse obstáculo para o desenvolvimento individual.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Trajetória de mulheres pesquisadoras na área de Economia:Uma análise de diferenças de gênero no Brasil.
    (2021) Julia Navarro Borges
    Diversos estudos mostram uma falta de representaçãode mulheres em carreirasacadêmicasao redor do mundo e outros mostram que, na área de Economia, a diferença é ainda maior. Este estudo tem como objetivo entender como é a situação de mulheres em carreira acadêmica na área de economia no Brasil e analisar se o cenário é o mesmo. Utilizando os dados do currículo dedocentes dos 10 principais cursos de economia do país, é observado que as mulheres de fato possuem uma menor representatividade do que os homens. Entretanto, ao analisar as chances de promoção nos cargos de professor Assistente, Associado e Titular,não foi possível determinar uma relaçãoentre as chances de promoção ea falta de representatividadedas mulheres. O mesmo ocorreu ao analisar o tempo entre a obtenção do doutorado e a promoção a professor titular dos docentes.