Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso Dívida pública e suas consequências: crescimento econômico e desigualdade na distribuição de renda no Brasil(2024) Cavalcanti, Sofia LucenaA dívida pública é um instrumento amplamente utilizado por governos para financiar suas atividades. No entanto, apesar da existência de estudos sobre a sustentabilidade da dívida, no Brasil há uma carência de análises empíricas que investiguem seus impactos sobre o crescimento econômico e a desigualdade de renda. Este estudo tem como objetivo avaliar se a dívida pública brasileira, especialmente a dívida interna, influencia o crescimento econômico e a redistribuição de renda. Utilizando métodos econométricos e dados de séries temporais, o trabalho inclui variáveis de controle como crises internacionais e risco país, buscando oferecer uma análise aprofundada. Os resultados indicam uma relação negativa entre a dívida pública e o crescimento econômico, embora não se tenha encontrado base estatística robusta para afirmar uma relação não linear. Além disso, foi observada uma relação positiva entre a dívida interna e a desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini. Por outro lado, a dívida externa não apresentou significância estatística em relação à desigualdade, sugerindo um papel menos relevante nesse contexto. O estudo contribui para a literatura ao explorar a composição da dívida pública e suas potenciais implicações, objetivando fornecer informações relevantes para a formulação de políticas públicas que busquem um equilíbrio entre financiamento estatal, crescimento econômico e promoção da igualdade social.Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico(2017) Spricigo, Igor SilvaA educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.Trabalho de Conclusão de Curso A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?(2017) Santos, Guilherme De VittoO debate sobre a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética brasileira é alvo constante de análise e pesquisa, principalmente sobre a possível contribuição da mesma no PIB de um país. Este trabalho objetiva averiguar se a produção de energia renovável brasileira impacta no seu PIB, adotando uma abordagem econométrica, com um estudo de séries temporais, utilizando uma metodologia consolidada para a obtenção de resultados consistentes. Com os dados provenientes da Empresa de Energia Elétrica, do Banco Central do Brasil e da Fundação Getúlio Vargas seguindo a metodologia escolhida, a conclusão é de que não se pode afirmar nada sobre o impacto da participação das fontes de energia renováveis sobre o PIB brasileiro, para o período de 1970-2014. O resultado é imparcial no tocante aos resultados anteriores da literatura considerada neste estudo.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo comparativo entre o tripé Macroprudencial (1995-2002) e a nova matriz econômica (2007-2016) e seu impacto na economia brasileira atual(2016) Diot, Nicolas FrançoisO Brasil atualmente (2016) passa por um dos momentos mais turbulentos politicamente de sua história, onde a presidente Dilma Rousseff sofreu um impeachment e o país tenta se reerguer após a maior recessão econômica de sua história. Este estudo tem como objetivo analisar separadamente cada modelo e depois compará-los, a fim de compreender os impactos diretos e indiretos que a economia doméstica sofreu com essa mudança, além de ressaltar pontos positivos e negativos que cada modelo venha a apresentar e moldar as diretrizes de um possível modelo ideal para o futuro, que melhor favoreça o crescimento econômico. Assim, será estudado o impacto de cada principal pilar (política fiscal, taxa de câmbio e controle da inflação) nos ambientes de curto e longo prazo, com o intuito de compreender o ambiente atual e buscar uma possível solução para o momento recessivo no qual o Brasil está inserido.Trabalho de Conclusão de Curso Política fiscal e crescimento econômico no Brasil(2008) Pentagna, MuriloNa economia, teoria do crescimento endógeno ou nova teoria do crescimento foi desenvolvida na década de 80 como uma resposta às críticas do modelo neo-clássico de crescimento. Nos modelos neoclássicos de crescimento, a longo prazo, taxa de crescimento é determinada por um ou outro fator exógenos: capital físico ou humano, e progresso tecnológico. No entanto, ainda a questão de o que determinaria a taxa de acumulação de capital e a taxa de progresso tecnológico permanece inexplicável. Já no caso da teoria de crescimento endógeno demonstra que as medidas políticas podem ter impacto sobre a taxa de crescimento de longo prazo de uma economia. Por exemplo, subsídios à investigação e ao desenvolvimento da educação ou aumentar a taxa de crescimento através do aumento do incentivo à inovação.Com isso,O objetivo principal deste trabalho é focalizar se o modelo de crescimento endógeno é aplicável no caso brasileiro e se este estaria de acordo com a literatura corrente.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre o desalinhamento da taxa de câmbio real e o crescimento econômico brasileiro(2008) José, Guilherme Thémes MiguelO trabalho verifica os efeitos de um desalinhamento da taxa de câmbio real sobre o crescimento econômico brasileiro no período de 1995 a 2007. A fim de analisar essa relação, foram adotados modelos econométricos para estimar a taxa de câmbio real de equilíbrio baseadas em fundamentos macroeconômicos, podendo assim ter uma medida dos desalinhamentos cambiais. O crescimento econômico é visto sob a ótica das evidências de sobrevalorização e subvalorização da taxa de câmbio real nesse período em relação à taxa de câmbio de equilíbrio. Os resultados mostram uma relação positiva entre uma sobrevalorização cambial e a variação do produto brasileiro.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação de impacto do uso de computadores na sala de aula das escolas públicas de São Paulo(2014) Basso, Gabriela de MeloEsse estudo tem por objetivo analisar o impacto do uso de computadores nas salas de aula das escolas públicas do estado de São Paulo. O enfoque será em alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, mais especificamente na disciplina de matemática. Para analisar a qualidade de educação, serão utilizados os dados do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que incluem questionário socioeconômico e resultados do teste de proficiência, um dos fatores determinantes para o crescimento econômico, como apontam alguns estudos. Os resultados mostram que o uso de computador em sala de aula não afeta o desempenho do aluno.