Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Chatbot de Educação Financeira
    (2024) Gomes, Arthur Motta Pereira; Santos, Fernando Vieira dos; Miné, Gabriel Zahar; Andrade, Leonardo da França Moura de; Ramella Junior, Sergio Eduardo
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos do Open Banking na sociedade brasileira: o open banking é capaz de mudar o nível de educação financeira dos indivíduos brasileiros?
    (2023) Elias, Nicolas Passadore
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o questionamento sobre os impactos do Open Banking na sociedade brasileira, com o intuito principal de entender e analisar a influência que o sistema exerce e tem a capacidade de exercer sobre a educação financeira no país. O Open Banking é um sistema recém implantado no Brasil e no mundo que tem como finalidade tornar o mercado financeiro mais eficiente, competitivo e dinâmico, promovendo maior controle e autonomia aos cidadãos sobre suas finanças pessoais e investimentos. Com isso, uma das maiores apostas do sistema é incentivar a participação, entendimento e interesse da população em relação às suas finanças pessoais. Desta forma, este trabalho busca entender, a partir de uma profunda análise da literatura e dos dados disponíveis até o momento, se de fato, a iniciativa é capaz de influenciar e incrementar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro brasileiro a partir das inúmeras oportunidades que ela oferece. Assim, a estrutura utilizada para apresentar este estudo será, em primeiro lugar, introduzir o Open Finance no Brasil e no mundo, discorrendo sobre suas características estruturais, concorrenciais e jurídicas. Em seguida, dissertar sobre as experiências sociais de outros países pioneiros na implementação do sistema e que possuem informações mais avançadas sobre as consequências reais que a iniciativa pode gerar. Por fim, analisar os dados mais importantes que podem produzir algum tipo de previsão sobre os efeitos do projeto em relação à educação financeira no Brasil.