Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Multiplicadores Fiscais em Tempos de Crise: Uma Comparação entre Economias Desenvolvidas e em Desenvolvimento
    (2025) Godoi, Giovanna Colobriali Gomes
    Este estudo estima e compara os multiplicadores fiscais de curto prazo em economias desenvolvidas e em desenvolvimento, com ênfase em períodos de recessão. Utilizando dados em painel de 20 países entre 2000 e 2023, é aplicada uma metodologia de efeitos fixos com variáveis defasadas, conforme proposto por Kitsios e Patnam (2016). Os resultados indicam que os multiplicadores fiscais são significativamente maiores em países desenvolvidos, sobretudo durante recessões, sugerindo maior eficácia da política fiscal nesses contextos. Por outro lado, em países em desenvolvimento, os efeitos dos choques de gasto público são, em média, mais limitados mesmo em cenários recessivos. Conclui-se que os efeitos do gasto público variam conforme o estágio de desenvolvimento e o ciclo econômico, reforçando a importância de políticas fiscais adaptadas a cada realidade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Política fiscal e crescimento econômico no Brasil
    (2008) Pentagna, Murilo
    Na economia, teoria do crescimento endógeno ou nova teoria do crescimento foi desenvolvida na década de 80 como uma resposta às críticas do modelo neo-clássico de crescimento. Nos modelos neoclássicos de crescimento, a longo prazo, taxa de crescimento é determinada por um ou outro fator exógenos: capital físico ou humano, e progresso tecnológico. No entanto, ainda a questão de o que determinaria a taxa de acumulação de capital e a taxa de progresso tecnológico permanece inexplicável. Já no caso da teoria de crescimento endógeno demonstra que as medidas políticas podem ter impacto sobre a taxa de crescimento de longo prazo de uma economia. Por exemplo, subsídios à investigação e ao desenvolvimento da educação ou aumentar a taxa de crescimento através do aumento do incentivo à inovação.Com isso,O objetivo principal deste trabalho é focalizar se o modelo de crescimento endógeno é aplicável no caso brasileiro e se este estaria de acordo com a literatura corrente.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma estimação da taxa neutra de juros via curva IS para a economia brasileira
    (2014) Andrade, Lucas Pigossi Herrmann de
    Neste trabalho, foi estimada a taxa neutra de juros para a economia brasileira entre o começo de 2003 e segundo trimestre de 2013 com base em dois modelos estruturais de pequeno porte, sendo a diferença entre eles a presença de uma variável fiscal na curva IS do primeiro. Buscava-se com isso a obtenção te uma taxa neutra mais precisa para o Brasil, uma vez que a política fiscal historicamente sempre teve grande impacto na economia. Em ambos os modelos, a taxa natural de juros é estimada em conjunto com o produto potencial, através de filtro de Kalman, no formato de um modelo Espaço de Estado. Pôde-se observar no período uma taxa natural de juros em queda para ambos os modelos, sendo que o modelo que continha a variável fiscal apresentou as maiores estimativas. A mensuração da taxa natural de juros, adicionalmente, possibilitou que fosse feita uma avaliação sobre a condução da política monetária implementada pelo Banco Central brasileiro nos últimos anos através do conceito do hiato de juros. Observou-se Banco Central vigilante quanto à inflação até 2011 e um Banco Central leniente de 2011 até o final da amostra.