Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes para a implementação da faixa azul em São Paulo: uma análise das características viárias e políticas públicas
    (2025) Augusto, Mariah da Silva Gomes
    O presente trabalho busca identificar os principais fatores que determinaram a escolha das vias para a implementação da Faixa Azul na cidade de São Paulo. Embora a Faixa Azul tenha como objetivo melhorar o fluxo e a segurança para motociclistas, os critérios para a seleção das vias onde foi implementada ainda são pouco claros, representando uma lacuna na literatura e na prática de políticas públicas. À medida que outros estados brasileiros começam a considerar a adoção dessa política, compreender os motivos de escolha das vias pode ajudar a maximizar sua eficiência, garantindo que as intervenções sejam realizadas nas áreas mais adequadas. Este estudo utiliza uma abordagem descritiva para analisar as características estruturais das vias, considerando variáveis como o tipo de via, número de faixas, limite de velocidade, extensão dos trechos, quantidade de intersecções e registros de sinistros. A análise empírica indica a priorização de trechos com maior complexidade viária e estrutura mais robusta, em detrimento da sinistralidade, demonstrando uma distância entre os critérios técnicos aplicados e os objetivos iniciais da política.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Transformações urbanísticas e seus efeitos sobre a organização econômica das cidades: Os casos de Viena e São Paulo
    (2025) Costa, Estela Mangabeira Granville
    Esta tese investiga como intervenções de planejamento urbano moldam a organização espacial das atividades econômicas nas cidades. Parte-se do pressuposto — desenvolvido por autores como Jacobs (1961,1969) e Mumford (1961) — de que o espaço urbano não é neutro, mas atua ativamente na conformação dos fluxos de capital, trabalho e produção. Compreender essa relação é essencial para explicar como as cidades se desenvolvem de forma desigual e como decisões urbanísticas contribuem para dinâmicas de valorização fundiária e exclusão territorial. O objetivo do trabalho é demonstrar como diferentes formas de transformação urbana afetam trajetórias econômicas a partir da articulação entre agentes, estruturas institucionais, formas físicas e discursos legitimadores. A metodologia baseia-se na heurística ASID — Agência, Estrutura, Instituições e Discurso — desenvolvida por Suitner (2021), e é sustentada por um referencial teórico que inclui autores como Schorske (1988), Azevedo (1958), Bacelli (1982), Lores (2024), entre outros. A análise empírica compara Viena e São Paulo do século XIX ao XXI, com foco em momentos-chave de intervenção urbanística e transformação regulatória. Conclui-se que as cidades funcionam como vetores estruturantes do desenvolvimento econômico, e que sua forma construída resulta de disputas políticas, arranjos institucionais e estratégias espaciais que definem centralidades econômicas e dinâmicas socioespaciais ao longo do tempo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo
    (2025) Lima, Matheus Kasabkojian
    Este trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura empírica sobre políticas de pedágio urbano, com foco nos casos consolidados de Londres, Estocolmo e Singapura. A partir da seleção de 21 estudos com rigor metodológico, foram analisadas comparativamente suas características operacionais, impactos observados e aspectos institucionais, incluindo modelo tarifário, área de abrangência, tecnologia de fiscalização, políticas de isenção, destinação das receitas e aceitação pública. A pesquisa teve como objetivo sistematizar os principais aprendizados dessas experiências internacionais e discutir de forma embasada elementos que possam orientar o debate sobre a viabilidade política, institucional e operacional do pedágio urbano em São Paulo. Com base nas evidências analisadas, o estudo indicou que o pedágio urbano, quando associado à políticas integradas de transporte coletivo, pode reduzir congestionamentos e gerar benefícios ambientais e operacionais. Para o contexto paulistano, o trabalho sugere a reflexão sobre um modelo experimental que substitua o rodízio municipal por um sistema de cobrança no centro expandido, com uso da tecnologia de câmeras de reconhecimento automático de placas (ANPR) já existente na cidade, articulado a campanhas educativas, consultas públicas e mecanismos de avaliação como plebiscito.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado
    (2024) Gun, David
    O congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.