Pedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo
Autores
Lima, Matheus Kasabkojian
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2025
Resumo
Este trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura empírica sobre políticas de pedágio urbano, com foco nos casos consolidados de Londres, Estocolmo e Singapura. A partir da seleção de 21 estudos com rigor metodológico, foram analisadas comparativamente suas características operacionais, impactos observados e aspectos institucionais, incluindo modelo tarifário, área de abrangência, tecnologia de fiscalização, políticas de isenção, destinação das receitas e aceitação pública. A pesquisa teve como objetivo sistematizar os principais aprendizados dessas experiências internacionais e discutir de forma embasada elementos que possam orientar o debate sobre a viabilidade política, institucional e operacional do pedágio urbano em São Paulo. Com base nas evidências analisadas, o estudo indicou que o pedágio urbano, quando associado à políticas integradas de transporte coletivo, pode reduzir congestionamentos e gerar benefícios ambientais e operacionais. Para o contexto paulistano, o trabalho sugere a reflexão sobre um modelo experimental que substitua o rodízio municipal por um sistema de cobrança no centro expandido, com uso da tecnologia de câmeras de reconhecimento automático de placas (ANPR) já existente na cidade, articulado a campanhas educativas, consultas públicas e mecanismos de avaliação como plebiscito.
This study conducted a systematic review of the empirical literature on urban road pricing policies, focusing on the consolidated cases of London, Stockholm, and Singapore. Based on the selection of 21 methodologically rigorous studies, the analysis compared their operational characteristics, observed impacts, and institutional aspects, including pricing models, coverage areas, enforcement technologies, exemption policies, revenue allocation, and public acceptance. The research aimed to systematize the key lessons from these international experiences and provide a well-founded discussion of elements that may inform the debate on the political, institutional, and operational viability of urban tolling in São Paulo. Based on the evidence analyzed, the study indicated that urban road pricing, when integrated with public transport policies, can reduce traffic congestion and generate both environmental and operational benefits. For the context of São Paulo, the paper suggests considering an experimental model that replaces the current vehicle rotation scheme with a charging system in the expanded central area, using the existing Automatic Number Plate Recognition (ANPR) technology, combined with educational campaigns, public consultations, and evaluation mechanisms such as a plebiscite.
This study conducted a systematic review of the empirical literature on urban road pricing policies, focusing on the consolidated cases of London, Stockholm, and Singapore. Based on the selection of 21 methodologically rigorous studies, the analysis compared their operational characteristics, observed impacts, and institutional aspects, including pricing models, coverage areas, enforcement technologies, exemption policies, revenue allocation, and public acceptance. The research aimed to systematize the key lessons from these international experiences and provide a well-founded discussion of elements that may inform the debate on the political, institutional, and operational viability of urban tolling in São Paulo. Based on the evidence analyzed, the study indicated that urban road pricing, when integrated with public transport policies, can reduce traffic congestion and generate both environmental and operational benefits. For the context of São Paulo, the paper suggests considering an experimental model that replaces the current vehicle rotation scheme with a charging system in the expanded central area, using the existing Automatic Number Plate Recognition (ANPR) technology, combined with educational campaigns, public consultations, and evaluation mechanisms such as a plebiscite.
Palavras-chave
Literatura empírica; Pedágio Urbano; Experiências Internacionais; São Paulo; Empirical Literature; Urban Road Pricing; International Experiences
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Coelho, Helena Carvalho
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA