Pedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo

datacite.geoLocationSão Paulo
dc.contributor.advisorADRIANO BORGES FERREIRA DA COSTA
dc.contributor.authorLima, Matheus Kasabkojian
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-07-29T13:48:16Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractEste trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura empírica sobre políticas de pedágio urbano, com foco nos casos consolidados de Londres, Estocolmo e Singapura. A partir da seleção de 21 estudos com rigor metodológico, foram analisadas comparativamente suas características operacionais, impactos observados e aspectos institucionais, incluindo modelo tarifário, área de abrangência, tecnologia de fiscalização, políticas de isenção, destinação das receitas e aceitação pública. A pesquisa teve como objetivo sistematizar os principais aprendizados dessas experiências internacionais e discutir de forma embasada elementos que possam orientar o debate sobre a viabilidade política, institucional e operacional do pedágio urbano em São Paulo. Com base nas evidências analisadas, o estudo indicou que o pedágio urbano, quando associado à políticas integradas de transporte coletivo, pode reduzir congestionamentos e gerar benefícios ambientais e operacionais. Para o contexto paulistano, o trabalho sugere a reflexão sobre um modelo experimental que substitua o rodízio municipal por um sistema de cobrança no centro expandido, com uso da tecnologia de câmeras de reconhecimento automático de placas (ANPR) já existente na cidade, articulado a campanhas educativas, consultas públicas e mecanismos de avaliação como plebiscito.pt
dc.description.abstractThis study conducted a systematic review of the empirical literature on urban road pricing policies, focusing on the consolidated cases of London, Stockholm, and Singapore. Based on the selection of 21 methodologically rigorous studies, the analysis compared their operational characteristics, observed impacts, and institutional aspects, including pricing models, coverage areas, enforcement technologies, exemption policies, revenue allocation, and public acceptance. The research aimed to systematize the key lessons from these international experiences and provide a well-founded discussion of elements that may inform the debate on the political, institutional, and operational viability of urban tolling in São Paulo. Based on the evidence analyzed, the study indicated that urban road pricing, when integrated with public transport policies, can reduce traffic congestion and generate both environmental and operational benefits. For the context of São Paulo, the paper suggests considering an experimental model that replaces the current vehicle rotation scheme with a charging system in the expanded central area, using the existing Automatic Number Plate Recognition (ANPR) technology, combined with educational campaigns, public consultations, and evaluation mechanisms such as a plebiscite.en
dc.formatDigital
dc.format.extent27 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7967
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectLiteratura empíricapt
dc.subjectPedágio Urbanopt
dc.subjectExperiências Internacionaispt
dc.subjectSão Paulopt
dc.subjectEmpirical Literatureen
dc.subjectUrban Road Pricingen
dc.subjectInternational Experiencesen
dc.titlePedágio Urbano em Londres, Singapura e Estocolmo: Implicações e Recomendações para São Paulo
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberADRIANO BORGES FERREIRA DA COSTA
local.contributor.boardmemberCoelho, Helena Carvalho
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
local.typeTrabalho de Conclusão de Curso
relation.isAdvisorOfPublication82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc
relation.isBoardMemberOfPublication82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Trabalho_Matheus Kasabkojian Lima.pdf
Tamanho:
420.58 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Termo de Autorização_Matheus Kasabkojian Lima.pdf
Tamanho:
386.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: