Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise comparativa entre estratégias de fundos: uma avaliação do desempenho no mercado brasileiro
    (2023) Melotti, Lucas Tomazin
    A indústria de fundos de investimento no Brasil está crescendo, com investidores buscando alternativas à poupança em busca de maiores retornos. Nesse contexto, é importante entender o desempenho dos fundos ativos de ações brasileiros, sendo as principais categorias, de forma ampla os “long only” e “long bias”, será focado a análise nessas duas classes. A flexibilidade concedida aos gestores de fundos “long bias”, que podem assumir posições vendidas, pode mitigar o risco e gerar fortes retornos em momentos de volatilidade. No entanto, essa flexibilidade também introduz novos riscos, como alavancagem. A análise visa comparar essas estratégias e verificar se a flexibilidade está associada a maiores retornos em períodos de volatilidade, sendo esses os últimos 5 anos. Utilizando metodologias baseadas em pesquisas acadêmicas e pesquisas de mercado, espera-se obter insights sobre o desempenho dessas estratégias no mercado brasileiro.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Diferenciações entre instituições de ensino superior e seus impactos no processo decisório do candidato
    (2010) Romiti, Roberta Bornia
    Este trabalho estima a demanda pelos cursos de Administração no Estado de São Paulo de acordo com a segmentação de mercado qualidade alta e preço baixo, por meio do modelo logit. Os resultados indicam que a demanda por ensino de alta qualidade é mais inelástica do que de baixa qualidade. Além disso, variáveis como presença na capital, nota no Guia do Estudante e PIB per capta também exercem influência no market share. Por fim, a contratação de um professor doutor gera um prêmio na mensalidade da instituição relevante no segmento de qualidade alta. Essa estratégia confirma a valoração atribuída pelos consumidores desse segmento, e por isso incentiva as faculdades a possuir um corpo docente com maior proporção de professores doutores.