Diferenciações entre instituições de ensino superior e seus impactos no processo decisório do candidato
Autores
Romiti, Roberta Bornia
Orientador
Moita, Rodrigo Menon Simões
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2010
Resumo
Este trabalho estima a demanda pelos cursos de Administração no Estado de São Paulo de acordo com a segmentação de mercado qualidade alta e preço baixo, por meio do modelo logit. Os resultados indicam que a demanda por ensino de alta qualidade é mais inelástica do que de baixa qualidade. Além disso, variáveis como presença na capital, nota no Guia do Estudante e PIB per capta também exercem influência no market share. Por fim, a contratação de um professor doutor gera um prêmio na mensalidade da instituição relevante no segmento de qualidade alta. Essa estratégia confirma a valoração atribuída pelos consumidores desse segmento, e por isso incentiva as faculdades a possuir um corpo docente com maior proporção de professores doutores.
Palavras-chave
Instituições de ensino superior; Segmentação; Market share
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Duarte, André Luís de Castro Moura
Andrade, Eduardo de Carvalho