Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Guerra comercial entre Estados Unidos e China e seus impactos: o caso da soja brasileira
    (2022) Faria, Manuela de Souza Silva
    Desde o começo de 2018, os Estados Unidos e a China estabeleceram uma disputa comercial intensa, caracterizada fortemente pela implementação de medidas protecionistas de ambas as partes. Em uma dessas medidas, a China elevou em 25% a tarifa sobre as exportações de soja dos EUA, favorecendo o mercado de soja brasileiro. O objetivo do artigo é estimar os efeitos da guerra comercial entre Estados Unidos e China na produção e exportação de soja brasileira. Espera-se que com a alteração nos padrões mundiais de importação, o preço brasileiro de exportação aumente e, levando-se em conta que a oferta brasileira não é completamente elástica, levaria a um aumento da produção. Como consequência, espera-se também um aumento na exportação, principalmente com a China, suprindo as necessidades do país. De 2017 a 2020, observou-se um aumento de 13% na quantidade de soja exportada em kg do Brasil para a China, de acordo com a UN Comtrade. O estudo tem como objetivo estimar os efeitos da guerra comercial entre Estados Unidos e China na produção e balança comercial da soja brasileira utilizando o método econométrico de diferenças em diferenças.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes do desmatamento na Amazônia Legal: uma análise exploratória
    (2020) Fabris, Felipe Nakano
    A Amazônia Legal é uma região brasileira que está em constante debate mudança. Sua utilização como recurso econômico vem ocorrendo desde os anos 60 e hoje, tem como principal driver de seu desmatamento a agropecuária. Nesse artigo será investigado como esse e os demais determinantes do desflorestamento, como a agricultura e o extrativismo vegetal, agem no período de 2001 até 2018. Observando e controlando por fatores institucionais e econômicos que possam influenciar no desmatamento dos municípios da Amazônia Legal, mas tendo em foco a produção pecuária, a extração de madeira e as culturas de Soja, Milho e Cana de Açúcar e seus rendimentos. Foi realizada a análise de uma matriz de correlação, aliada à uma regressão com dados em painel do período explicitado, a nível de município. Tendo em mente a robustez do modelo no processo, foi concluído que de fato a criação de gado é o que mais contribui para o desmatamento na Amazônia Legal, assim como confirmada a relevância da produção de soja para o desflorestamento sendo o segundo principal driver.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A influência do preço do petróleo no preço das commodities agrícolas
    (2008) Vincioni, Enrico Luigi
    No presente estudo buscou-se identificar a possível correlação entre o preço do petróleo e o preço de algumas commodities agrícolas (açúcar, milho e soja) utilizadas na produção de biocombustíveis. Para comprovar tal relação, foram coletadas séries históricas de preços em bolsas internacionais de contratos futuros. Inicialmente, foi realizada a análise descritiva de cada série para depois serem estimados modelos da classe ADL, assim como modelos da classe GARCH.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A logística da soja no Mato Grosso e o impacto de investimentos presentes e futuros
    (2013) Loto, Ricardo Alves
    O presente estudo tem como objetivo analisar a logística da soja no estado do Mato Grosso. Para tanto será realizada uma revisão da literatura sobre a logística dos transportes. Em seguida uma análise do problema logístico, ou seja, as causas da ineficiência logísticas, a qualidade das estradas, entre outros fatores, bem como um mapeamento do estado do Mato Grosso. E por fim, uma análise dos investimentos que estão sendo realizados e daqueles que estão por vir, e os benefícios que estes trarão no desenvolvimento socioeconômico do Mato Grosso.