Artigos em Andamento [Working Paper]

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3232

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 15
  • Working Paper
    Criação de Valor em Fusões e Aquisições além de Fronteiras: Uma análise empírica do caso brasileiro
    (2014) Garcia, Maria Pia de Siqueira; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Boehe, Dirk Michael; Sheng, Hsia Hua
    Este artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do país nos últimos 15 anos têm gerado valor a seus acionistas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, sociocultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados do estudo são condizentes com a teoria e contribuem para a literatura e para a comunidade empresarial ao indicar que de fato as investidas além de fronteiras de companhias do Brasil criam valor – o qual é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do país segue o formato de U-invertido, conciliando resultados divergentes encontrados na literatura. Estes resultados enfatizam a relevância de se considerar a experiência com fusões e aquisições da empresa compradora além das características institucionais dos seus países alvo.
  • Working Paper
    Competição Bancária: Comparação do Comportamento de Bancos Públicos e Privados e suas Reações à Crise de 2008
    (2014) Martins, Tiago Sammarco; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
  • Working Paper
    Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
    (2014) Pereira, Gustavo H. A.; RINALDO ARTES
    Modelos de behavioural scoring são geralmente utilizados para estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira que já possui um determinado produto de crédito se tornar inadimplente neste produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Porém, frequentemente, um mesmo cliente tem diversos produtos de crédito em uma única instituiçãoo e os modelos de behavioural scoring geralmente tratam cada um deles de forma independente. Para facilitar e tornar mais eficiente o gerenciamento do risco de crédito, é interessante o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Esses modelos buscam estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira se tornar inadimplente em pelo menos um produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Neste trabalho, são descritas três estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Uma das estratégias é usualmente utilizada por instituições financeiras e as duas outras são propostas neste trabalho. As performances dessas estratégias são comparadas utilizando um banco de dados real fornecido por uma instituição financeira e um estudo de simulação de Monte Carlo.
  • Working Paper
    Teoria dos valores extremos adequa-se ao Ibovespa na crise de 2008?
    (2015) Fernando Caritá; Cardoso Junior, Nilton Deodoro Moreira; Rosal, João Maurício; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
  • Working Paper
    Probabilidades de Admissão e Desligamento no Mercado de Trabalho Brasileiro
    (2015) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.
  • Working Paper
    O Impacto das Importações Chinesas sobre a Produtividade Setorial no Brasil
    (2015) Buccini, Evandro Gambra; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    O objetivo deste artigo é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes para o Brasil e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.
  • Working Paper
    Segregação ocupacional e hiato salarial entre os gêneros
    (2015) Madalozzo, Regina Carla; Martins, Sergio Ricardo; Lico, Mariane Rizzo
    Diversos estudos mostram que persiste a diferença salarial entre homens e mulheres no Brasil. Outros estudos apresentam resultados que corroboram com a existência de segregação ocupacional entre os gêneros, seja por motivos culturais ou por persistência histórica. O presente trabalho é pioneiro na análise do comportamento do mercado de trabalho brasileiro e como se dá a diferença salarial entre gêneros, a partir da definição de segregação ocupacional. Utilizando o índice de Dissimilaridade de Duncan & Duncan para mensurar o tamanho da segregação ocupacional por gênero no Brasil, formaram-se grupos de ocupações típicas masculinas, femininas ou integradas, de acordo com os dados da PNAD 2013 e, a partir deles, estimou-se equações mincerianas com correção de Heckman via procedimento de Oaxaca-Blinder. Os resultados apontam para a persistência de diferencial salarial não explicado entre homens e mulheres, bem como para a existência de segregação ocupacional.
  • Working Paper
    Credit rating de empresas não financeiras: um estudo comparative entre Brasil e Estados Unidos
    (2016) Carvalho, Davih; Martins, Sergio Ricardo; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
    O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais determinantes do rating de sociedades anônimas de capital aberto não financeiras no Brasil e nos Estados Unidos, listadas na BM&FBOVESPA e NYSE respectivamente, e comparar e fundamentar seus resultados. Para tanto, foi utilizado o modelo Probit ordinal em painel, buscando explicar a formação do rating das empresas. Dentro do escopo das variáveis explicativas contábeis das companhias, pôde-se concluir que as agências de rating dão significância a determinantes similares em ambos os mercados, demonstrando consistência metodológica e conexão entre os mercados financeiros brasileiro e americano.
  • Working Paper
    Estudo de modelos de apreçamento de ativos de risco antes e depois da crise financeira de 2008 no mercado brasileiro
    (2016) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Venezuela, Maria Kelly; Bortoluzzo, Maurício Mesquita; Nakamura, Wilson Toshiro
    Este artigo faz um estudo comparativo entre três modelos de apreçamento de ativos de risco, o CAPM de Sharpe-Lintner, o modelo de 3 fatores de Fama e French e o modelo de 4 fatores de Cahart. Apresentamos uma metodologia de alocação dos ativos nas carteiras para mercados emergentes. Diferente de estudos anteriores, o foco da comparação dos modelos está em suas capacidades de previsão. O período foi subdividido para tornar possível a análise dos desempenhos nos períodos da crise financeira de 2008, anterior e posterior à crise. Os resultados apontam para um melhor desempenho dos modelos multifatoriais em todos os períodos. Para o período pós-crise, o modelo de 4 fatores apresenta uma melhora de 36,85% na qualidade de previsão comparado ao modelo de 3 fatores.
  • Working Paper
    Técnicas de diagnóstico aplicadas a modelos ZAIG e BEZI com dados em painel
    (2011) Venezuela, Maria Kelly; RINALDO ARTES
    São consideradas, neste trabalho, distribuições inflacionadas que podem ser obtidas por meio da combinação de distribuições de Bernoulli e contínuas. Elas têm grande potencial de aplicabilidade na área financeira, principalmente, nas áreas de crédito e de seguros; na área médica, também se encontram exemplos que podem ser analisados por tais modelos. São discutidos problemas ligados a dados longitudinais em que as distribuições marginais são inflacionadas e a dependência entre as observações da mesma unidade experimental ´e tratada por meio de funções de estimação de independência segundo Liang e Zeger (1986). Ainda, são discutidos alguns métodos de diagnósticos usuais em modelos lineares generalizados. Por fim, são apresentadas aplicações a dados reais.