Teses de Doutorado

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    Tese
    Essays on banking
    (2021) Martins , Claudia Bruschi
    Nos dois primeiros capítulos, esta tese avalia os impactos das mudanças na regu lação bancária sobre o mercado de crédito ocorridas no Brasil. No último capítulo, expõe-se como o uso de dados bancários alternativos pode melhorar a compreensão da economia, especificamente na análise do mercado de trabalho. O Capítulo 1 (com Marco Bonomo e Ricardo Schechtman) explora uma mu dança na regulamentação que melhorou as informações das instituições financeiras sobre tomadores com bom histórico de pagamento de crédito como um experimento natural para investigar o efeito causal da redução das assimetrias informacionais no mercado de crédito. A mudança provocou uma redução no custo do crédito de 33,5 p.p., mas sem efeito no montante de novos empréstimos e no prazo médio contratado. Mostrou-se também que esses resultados foram impulsionados por bancos menores. Os resultados indicam que a assimetria de informação é um importante determinante de juros de empréstimo. O Capítulo 2 analisa se seguro de depósito aumenta a concorrência no setor bancário e se afeta a estabilidade desse setor. O estudo explora a criação de um fundo de seguro de depósitos para cooperativas de crédito no Brasil que afetou apenas parte do sis tema financeiro. Constata-se que depois que as cooperativas de crédito (CU) começaram a oferecer seguro de depósito, os bancos perderam 3% de seus depósitos, e que esse efeito foi mais forte em mercados onde as CU tinham anteriormente uma participação de mercado maior, indicando que o seguro de depósito pode afetar a concorrência no setor bancário. Observa-se também que o aumento da concorrência não afetou a estabilidade do setor ao estimular os bancos a assumirem mais riscos. Esses resultados mostram que o seguro de depósito pode ser importante para melhorar o ambiente competitivo para instituições financeiras menores. Por fim, o capítulo 3 mostra que o uso de dados bancários das informações de processamento de folhas de pagamento permite a mensuração do emprego em tempo hábil, e tem potencial para melhorar a compreensão dos movimentos do mercado de trabalho no Brasil durante a pandemia de Covid-19, período em que as séries oficiais sobre emprego sofreram inconsistências metodológicas devido a mudanças no tamanho da amostra, métodos de coleta de dados e representatividade.
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    Tese
    The effects of age at school entry: from the first grade to the labor market
    (2021) Oliveira, Alison Pablo de
    Esta tese apresenta uma análise dos impactos da idade de ingresso no ensino fundamental sobre resultados individuais de curto, médio e longo prazo. Com a existência de datas de corte para ingresso no ensino fundamental, crianças nascidas logo após essas datas ingressam na escola um ano após aquelas nascidas logo antes do dia da data de corte. Essas últimas serão as mais novas na sala de aula, enquanto as primeiras serão as mais velhas (excluindo-se os repetentes). Dada essa variação, o Capítulo 1 utiliza regressão descontínua para estimar os efeitos da idade de ingresso sobre os anos completos de estudo, taxa de reprovação, taxa de abando, probabilidade de matrícula no ensino básico e duração do ciclo de vida escolar. Os resultados mostram que os estudantes nascidos imediatamente após as datas de corte, que ingressam no ensino fundamental um ano mais velhos, apresentam menores taxas de reprovação e abandono escolar até o quarto ano após a entrada. No entanto, a partir do 5º ano após o ingresso, os estudantes nascidos logo após o corte passam a abandonar mais a escola e acabam sendo alcançados, em termos de escolaridade média, pelos estudantes nascidos logo antes das datas de corte. O saldo desses efeitos é que os estudantes saem do ensino básico com a mesma escolaridade média, mas aqueles nascidos após a data de corte passam menos tempo na escola. Utilizando dados longitudinais dos indivíduos, o Capítulo 2 investiga se os indivíduos que entram um ano antes na escola apresentam diferenciais salariais positivos no mercado de trabalho formal por serem mais jovens ao saírem do ensino básico. Além disso, testamos os efeitos da entrada antecipada sobre probabilidade de inscrição no Enem, sobre os resultados dos estudantes nas provas do Enem e sobre probabilidade de matrícula em instituições de ensino superior. Os resultados mostram que os estudantes que ingressam antes no ensino básico apresentam um salário médio maior no mercado de trabalho formal, mas não possuem mais experiência na formalidade. Isso indica que eles passam mais tempo no setor informal antes de entrar na formalidade. No entanto, esses estudantes apresentam menores taxas de inscrição no Enem logo após o termino do ensino médio e menores taxas de matrícula no ensino superior (embora essa diferença não seja estatisticamente significativa). Portanto, os resultados mostram que ingressar mais cedo no ensino fundamental é vantajoso para quem não pretende seguir para níveis educacionais mais avançados, mas o resultado é incerto para aqueles que querem cursar ensino superior. Por fim, o Capítulo 3 estimada os efeitos da idade relativa sobre o desempenho dos estudantes no Saeb. Os resultados mostram que os estudantes relativamente mais velhos possuem desempenho significativamente melhor na 4ª série, mas esses efeitos desaparecem na 8ª série.