Iniciação Científica e Tecnológica
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3250
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Relatório de Iniciação Científica Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto(2024) Casella, João AlonsoO presente estudo investiga o impacto do programa Crescer Aprendendo, desenvolvido pela ONG United Way, como uma política voltada para a primeira infância, com o objetivo de capacitar pais e professores com instrumentos essenciais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Utilizando um desenho de estudo randomizado, examinamos se o programa é eficaz na modificação das percepções dos professores e pais acerca da importância das atividades de desenvolvimento pelos pais na primeira infância. Adicionalmente, buscamos avaliar se o programa influencia o engajamento e o tempo dedicado pelos pais nessas atividades. Detalhamos os procedimentos de amostragem e implementação do programa, com foco em crianças de quatro a cinco anos de idade. Para tal, elaboramos questionários específicos para identificar crenças e coletar dados sobre o uso do tempo pelos pais. A pesquisa foi conduzida em 20 pré-escolas no município de Sobral, Ceará. Realizamos avaliações de linha de base e, posteriormente, um estudo dos efeitos heterogêneos do tratamento após a implementação do programa. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para participar do programa durante sete meses em 2023. Em cada escola, duas turmas foram escolhidas aleatoriamente, e entrevistamos os respectivos professores e três pais de cada turma. Ao final do processo, foram obtidas informações completas de 127 entrevistas na linha de base e 133 entrevistas no acompanhamento pósimplementação. Destes, foram selecionados 38 professores e 117 pais para a amostra final.