Iniciação Científica e Tecnológica
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3250
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Relatório de Iniciação Científica O efeito da pandemia nas notas dos alunos brasileiros no PISA(2025) Christovam, Caio Santa RosaNeste trabalho, buscamos explicar o desempenho educacional do Brasil durante a pandemia no PISA, prova internacional de avaliação educacional conduzida pela OCDE. Para isso, foram conduzidas análises exploratórias comparando o desempenho brasileiro no PISA com o SAEB, exame de avaliação educacional nacional. Mostramos que não houve queda de desempenho significativa no PISA. Em contraste, no SAEB houve uma queda substancial. Além disso, mostramos que apenas aproximadamente 5% dos alunos tem um nível adequado de aprendizado, seguindo a classificação da OCDE. Em seguida, foram estimadas regressões para avaliar os efeitos da pandemia no desempenho dos alunos. Encontramos que o fechamento das escolas não teve efeito significativo sobre as notas dos estudantes brasileiros e que foram o acesso a recursos digitais para aulas remotas e à internet os fatores mais relevantes para explicar o desempenho dos estudantes.