Iniciação Científica e Tecnológica

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Resultados da Pesquisa

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    Relatório de Iniciação Científica
    Desenvolvendo um manual de eye tracking para investigar como as músicas influenciam a atenção na publicidade
    (2025) Franco Júnior, Anderson Soares
    Este trabalho oferecer um guia sobre a aplicação do eye tracking na análise das trilhas sonoras em anúncios, investigando relações entre estímulos auditivos e os comportamentos dos espectadores. A pesquisa contextualiza o rastreamento ocular como uma ferramenta para compreender padrões de atenção visual. Apesar da tecnologia ser amplamente utilizada na psicologia, design e marketing, ainda há poucos relatos sobre sua aplicação na publicidade devido ao caráter interno das organizações. Assim, para testar o sistema um experimento foi conduzido com 10 voluntários que assistiram a uma série de anúncios com trilhas sonoras variadas. Durante a exibição, foi utilizado o eye tracking da Tobii para registrar os padrões de atenção visual dos participantes. Após a visualização, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos anúncios e a influência da trilha sonora. Após a análise dos resultados concluiu-se que as músicas mais antigas, como de 1984, mostraram um forte efeito de nostalgia, fazendo a taxa de recordação da marca subir para 75% no público acima de 25 anos. Por outro lado, as músicas muito atuais, como de 2024, pareceram distrair os mais jovens, que tiveram a menor taxa de recordação, de apenas 40%. Isso sugere que uma música muito familiar pode ofuscar a mensagem da marca. Além disso, em alguns anúncios, como o da Nike, as músicas de 1984 fizeram os olhos se moverem de forma mais rápida e frenética, intensificando a sensação de velocidade. Já em outros anúncios, como o da Apple, músicas mais calmas de 1964 levaram a um tempo de observação maior. Dessa forma, a escolha de uma trilha sonora vai muito além da estética, é uma decisão estratégica.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Fatores Inibidores do Acesso de Alimentos Frescos por Comunidades
    (2025) Lopes, Camila Junqueira de Almeida Ferreira; Rodrigues, Maura Ferreira (orient.); MAURA FERREIRA RODRIGUES
    Uma nova formação de hábitos alimentares no Brasil é apontada por dados do Ministério da Saúde, principalmente em grandes centros urbanos: consumo de alimentos ultraprocessados e o crescimento de obesidade e doenças relacionadas à má alimentação, especialmente em classes C, D e E. Parte disso se relaciona às barreiras para consumidores dessas classes acessarem alimentos mais saudáveis. Essas barreiras vão além de preço, podendo ser espacial, qualidade, variedade e adaptabilidade. Assim, a presente pesquisa objetiva entender o acesso a alimentos e os hábitos de consumo de alimentos entre os consumidores de baixa renda, tais como os tipos de alimentos consumidos, as barreiras enfrentadas para o acesso especialmente a alimentos frescos/saudáveis e identificar possíveis estratégias adotadas para manter uma alimentação saudável. Estas respostas foram obtidas através de uma análise de dados textuais desestruturados coletados de 38 diários alimentares e 30 entrevistas feitas em três comunidades carentes de São Paulo - Anchieta (Grajaú), Paraisópolis e União Vila Nova. Houve o auxílio de inteligência artificial generativa, large language models (LLMs, GPT- 4.0), para realizar a leitura das informações dos diários e das transcrições das entrevistas bem como analisar os dados. A análise possibilitou compreender que além do preço, fatores como a localidade, a qualidade, quantidade e adaptabilidade inibem o acesso a alimentos frescos, mesmo quando esses consumidores demonstram desejo em consumi-los. Ainda, compreendeu-se seus hábitos alimentares dessas comunidades e estratégias adotadas para acessar alimentos mais saudáveis mesmo quando há presença de inibidores de acesso.