Iniciação Científica e Tecnológica

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    Relatório de Iniciação Científica
    Desenvolvendo um manual de eye tracking para investigar como as músicas influenciam a atenção na publicidade
    (2025) Franco Júnior, Anderson Soares
    Este trabalho oferecer um guia sobre a aplicação do eye tracking na análise das trilhas sonoras em anúncios, investigando relações entre estímulos auditivos e os comportamentos dos espectadores. A pesquisa contextualiza o rastreamento ocular como uma ferramenta para compreender padrões de atenção visual. Apesar da tecnologia ser amplamente utilizada na psicologia, design e marketing, ainda há poucos relatos sobre sua aplicação na publicidade devido ao caráter interno das organizações. Assim, para testar o sistema um experimento foi conduzido com 10 voluntários que assistiram a uma série de anúncios com trilhas sonoras variadas. Durante a exibição, foi utilizado o eye tracking da Tobii para registrar os padrões de atenção visual dos participantes. Após a visualização, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos anúncios e a influência da trilha sonora. Após a análise dos resultados concluiu-se que as músicas mais antigas, como de 1984, mostraram um forte efeito de nostalgia, fazendo a taxa de recordação da marca subir para 75% no público acima de 25 anos. Por outro lado, as músicas muito atuais, como de 2024, pareceram distrair os mais jovens, que tiveram a menor taxa de recordação, de apenas 40%. Isso sugere que uma música muito familiar pode ofuscar a mensagem da marca. Além disso, em alguns anúncios, como o da Nike, as músicas de 1984 fizeram os olhos se moverem de forma mais rápida e frenética, intensificando a sensação de velocidade. Já em outros anúncios, como o da Apple, músicas mais calmas de 1964 levaram a um tempo de observação maior. Dessa forma, a escolha de uma trilha sonora vai muito além da estética, é uma decisão estratégica.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Como as empresas podem lidar com a ascensão do populismo?
    (2024) Barros, Marina Abib Fernandes de
    A ascensão de regimes populistas é um fenômeno cada vez mais frequente, destacando a relevância do estudo de suas consequências para o setor privado. Esta pesquisa faz uma revisão da literatura disponível para explicar como o populismo afeta as empresas. Além disso, o trabalho discute como as empresas podem agir para prevenir eventuais consequências negativas decorrentes da relação com regimes populistas. Para tanto, é apresentada uma definição de “populismo” baseada em seis dimensões: (1) ideologia “maniqueísta”; (2) discurso “anti-establishment”; (3) conjunto limitado de ideias e valores – ou “thin ideology”; (4) soluções simplistas; (5) apelos emocionais; e (6) figura do líder carismático. A pesquisa mostra que o populismo provoca mudanças rápidas e frequentemente imprevisíveis nas instituições, gerando incertezas que afetam a ação empresarial. Diante de tal cenário desafiador, discute-se a importância das estratégias de “não-mercado” para a sobrevivência das organizações do setor privado, uma ferramenta que permite às empresas antecipar, entender e reagir às mudanças no ambiente institucional.