Dissertação de Mestrado
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Dissertação O uso de derivativos para gestão de riscos reduz o custo de capital próprio das empresas? Uma análise para o mercado brasileiro durante o período de 2014 a 2023(2024) Coiro, Rafael SoaresEste estudo investiga o impacto do uso de derivativos no custo de capital próprio de empresas brasileiras não financeiras, no período de 2014 a 2023. Motivado pelo crescimento do mercado de derivativos no Brasil e pela relevância das políticas de gestão de riscos, o trabalho busca avaliar se a prática de hedging, amplamente adotada em mercados globais, também proporciona redução do custo de capital no contexto brasileiro. Com base em uma amostra de 197 empresas e utilizando uma abordagem econométrica de painel dinâmico via GMM, o estudo não encontra evidências estatisticamente significativas de que o uso de derivativos diminua o custo de capital próprio no Brasil. Essa conclusão contrasta com os resultados observados em economias desenvolvidas, sugerindo que, em mercados emergentes caracterizados por alta volatilidade macroeconômica e financeira, os derivativos podem não ser suficientemente eficazes para mitigar os riscos percebidos pelos investidores. No Brasil, fatores como a percepção elevada de risco, alimentada por incertezas políticas e econômicas, e a falta de padronização na divulgação de informações sobre políticas de hedge podem limitar os benefícios dessa prática na redução do prêmio de risco exigido pelos investidores. Além disso, a pesquisa corrobora estudos realizados em outros mercados emergentes, como Malásia e África do Sul, destacando possíveis diferenças estruturais nos benefícios do hedging entre economias desenvolvidas e emergentes, onde o contexto econômico e institucional pode desempenhar um papel determinante na efetividade das estratégias de gestão de risco.Dissertação Determinant factors of evasion in Brazilian’s private higher education institutes(2020) Costa, Henrique AlvaresEste artigo estuda alguns determinantes da evasão no ensino superior brasileiro. Ele aborda o impacto que ser calouro, estar estudando em ensino a distância, matricularse nas disciplinas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenheiro e Matemática) e ter ajuda financeira possuem nas taxas de abandono escolar, com foco no setor privado. Com um banco de dados de 1.662.846 registros e 13 variáveis (incluindo a variável dependente), e usando Regressão Logística, ele conclui que Ensino a Distância, ser um calouro e ter acesso a financiamento estudantil, afetam significativamente as taxas de evasão (onde o primeiro aumenta as chances de abandono, enquanto os outros as diminuem). Embora o CTEM também influencie a evasão, o impacto não é relevante.