Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desafios na Implementação de Políticas Intersetoriais: Saneamento e Habitação no Programa Promorar em Recife-PE
    (2025) Silva, Pedro Henrique Laurentino da
    O desenvolvimento urbano informal, recorrente na realidade brasileira, culminou no desafio de formular políticas públicas urbanas que integrem ações de regularização fundiária e saneamento básico. Este estudo analisou o Programa de Políticas Públicas de Requalificação Urbana Recifense (Promorar), visando a compreender como a intersetorialidade assegura a conexão desses temas no desenho e implementação de políticas públicas, e quais fatores potencializam os efeitos dessas políticas intersetoriais no desenvolvimento urbano. Por meio de um estudo de caso com metodologia qualitativa, foram aplicados questionários a gestores públicos responsáveis pela implementação do Promorar. Os dados coletados revelaram que, apesar de não existir uma implementação intersetorial exaustiva através das ações dos agentes públicos questionados, o programa consegue implementar elementos de intersetorialidade previstos em seu desenho. A partir desse resultado, o estudo defende que a intersetorialidade não só promove a formulação e a implementação de políticas públicas de habitação e saneamento básico de forma conjunta, mas também inova a abordagem comumente adotada na literatura, ao demonstrar que isso potencializa os efeitos positivos e práticos dessas políticas para lidar com problemas complexos em áreas urbanas vulneráveis.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Mobilidade Humana e Integração Socioeconômica de Imigrantes no Brasil: Uma análise socioespacial da inserção de migrantes e refugiados no mercado formal de trabalho brasileiro
    (2024) Azevedo, Mariana de Souza
    O fenômeno da migração internacional é complexo e multidimensional, e as experiências de migrantes e refugiados são moldadas por diferentes processos de inclusão e exclusão social, material e espacial. Este estudo visa ampliar a compreensão das dimensões do deslocamento e da integração de imigrantes, explorando possíveis caminhos ao acolhimento humanitário e à inserção socioeconômica desta população. Abordando os preceitos de governança migratória e de redes sociais coétnicas através de uma perspectiva espacial, este estudo investiga a associação entre as comunidades de migrantes nos municípios brasileiros, também chamadas de enclaves, e a sua inserção no mercado formal de trabalho. Utilizando uma amostra grande e diversificada de registros no mercado de trabalho brasileiro de 2019, a análise é realizada por meio de um modelo de regressão linear múltipla com dados cross-section para estimar a correlação entre o nível de concentração de imigrantes e seus indicadores de salários e tempo de emprego. Os resultados sugerem diferentes possibilidades, mas demonstram uma relação estatisticamente significativa e positiva entre os enclaves e os rendimentos individuais. Este estudo oferece abordagens relevantes para a governança migratória municipal no contexto brasileiro, buscando orientar atores locais em uma agenda pró-migratória para promover instituições e políticas públicas de atendimento focalizado aos imigrantes.