Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma investigação sobre como a valoração do mercado (momentos de alta e de baixa) influencia o desempenho das operações de fusões e aquisições no Brasil
    (2009) Batista, Denis Barreira
    O objetivo desta Tese é estudar como o nível de valoração do mercado no momento do anúncio de uma operação de fusão e aquisição (F&A) impacta a performance de ações de empresas compradoras. Isto é, se o fato de uma aquisição ocorrer em um momento de alta (ações superavaliadas) ou baixa valoração (ações subavaliadas), relaciona-se com o desempenho de operações de F&A. A amostra de dados contém 110 operações de fusões e aquisições ocorridas no Brasil entre 1993 e 2007, nas quais a empresa compradora tem ações negociadas na BOVESPA. O desempenho das operações de F&A foi medido pelo retorno anormal acumulado das ações das empresas compradoras ao redor do dia do anúncio e após um ano da operação. A metodologia empregada consiste em testes de diferença de média e regressões robustas a heterocedasticidade, controlando-se por outras variáveis que influenciam o desempenho de operações de F&A. Os resultados indicam que o nível de valoração do mercado no momento do anúncio do negócio tem influência no desempenho das ações da compradora tanto no curto quanto no longo prazo. As evidências encontradas suportam que as operações de F&A anunciadas em momentos de aquecimento do mercado apresentaram retornos inferiores aos de meses de baixa valoração no curto prazo e superiores no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    influência dos controladores nas decisões de fusões e aquisições das empresas brasileiras
    (2015) Milla, Alexandre Martinez
    O grande número de fusões e aquisições no Brasil nos últimos anos despertou o interesse de pesquisadores; existem estudos concluindo que os retornos destes tipos de transação são negativos, sendo muitas vezes explicados por problemas de agência, os quais poderiam ser amenizados através da presença de controladores (familiares ou não), que teriam poder suficiente para mitigar estes riscos. No entanto, há certa gana de permanência no poder por parte dos controladores a qual pode fazer com que os ganhos advindos da redução dos problemas de agência com executivos sejam extintos devido ao prêmio excessivo pago pelo alvo. Assim, este trabalho se propõe a analisar se, no Brasil, a presença de controladores na empresa compradora afeta a probabilidade de concretização de uma transação, o prêmio pago pela empresa alvo e o desempenho da empresa compradora após a transação. Através de regressões Logit e múltiplas, chega-se a conclusão de que a presença de controladores familiares aumenta a probabilidade de concretização de uma transação; e que a presença tanto de controladores familiares quanto não-familiares reduz o desempenho da empresa compradora após a transação. Apesar de não existir suporte às hipóteses relacionadas ao prêmio pago ao alvo, não é possível chegar a conclusões fortes devido à falta de significância estatística dos parâmetros de interesse.