Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Internacionalização inward: um estudo exploratório no contexto de gestores de recursos
    (2015) Ligabo Júnior, Moacyr
    Existe uma necessidade nos estudos acadêmicos atuais: expandir os conceitos já amplamente difundidos sobre internacionalização. No novo contexto de fronteiras e mercados globais, as operações de internacionalização devem ser vistas necessariamente como movimentos que expandam os relacionamentos das empresas com o exterior. Com esta perspectiva, foi desenvolvido este estudo, ou seja, uma investigação exploratória sobre movimentos de internacionalização inward. A pesquisa foi feita no contexto de gestores de recursos. O objetivo foi trazer melhor compreensão sobre como ocorrem as incursões internacionais por parte dessas organizações com vistas a levantarem capital (i.e. ‘importação de capital’) para investimentos em seu país de origem. Este trabalho se diferencia de trabalhos de natureza similar por analisar o fenômeno de internacionalização inward em situações onde os ativos resultantes da operação apresentam baixíssima liquidez. A partir da análise aqui realizada, infere-se que a internacionalização inward ocorre como meio de suprir a inexistência no mercado nacional de fontes de recursos capazes de amplos aportes em operações financeiras mais sofisticadas. Além disso, foi observado, no contexto estudado, que a disponibilidade de recursos suplanta a distância psíquica. Todavia, isso se dá porque as operações ocorrem por meio de parcerias entre os agentes envolvidos, as quais precisam de comprometimento, confiança e credibilidade dos agentes envolvidos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Determinantes de desempenho de aquisições internacionais por firmas de mercados emergentes: evidências das empresas brasileiras
    (2012) Silva, Paula Godinho Pereira Da
    Cada vez mais, as corporações brasileiras possuem unidades no exterior, em vez de só exportarem. Com a ascensão mundial dos países chamados de BRICS e a estabilidade econômica brasileira, o número de aquisições internacionais feitas por empresas brasileiras cresceu muito nos últimos anos, na tentativa de ganhar competitividade. Este estudo inovou ao tentar identificar os determinantes do desempenho de internacionalização via aquisição, ao verificar se os determinantes mais encontrados na literatura acadêmica para internacionalização também são válidos para o caso brasileiro, utilizando como desempenho a criação ou destruição de valor via retornos anormais. As teorias de negócios relacionados, aquisição motivada por gerencialismo se mostraram em linha com a literatura acadêmica. Já as teorias de aprendizagem anterior em aquisição e distâncias geográficas, culturais e econômicas não mostraram ter significância neste estudo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras
    (2013) Fontes, Fabrini de Carvalho
    A internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.