Dissertação de Mestrado
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Dissertação Análise de redes sociais: correlação entre a centralidade do indivíduo na rede e seu desempenho(2012) Faccipieri, KleberParece existir consenso de que as pessoas dentro das organizações, e a forma como essas são gerenciadas, cada vez mais vem se tornando um dos principais fatores de geração de vantagem competitiva. Este estudo utilizará a análise de redes sociais como arcabouço metodológico e examinará como a centralidade do individuo na rede afeta seu desempenho no trabalho. Este estudo tem como base o argumento que o desempenho do indivíduo no trabalho está relacionado com a facilidade que ele possui de obter informações, ou outros recursos, importantes que o ajudarão a solucionar os problemas que se apresentarem. O acesso a essas informações poderá ser ampliado, ou limitado, dependendo da estrutura das conexões sociais desse indivíduo na rede, o índice de centralidade do indivíduo irá influenciar seu nível de acesso a tais informações, e por conseqüência poderá ser uma variável explicativa do desempenho desse indivíduo. Os dados para os modelos de regressão elaborados foram obtidos em um grupo de 120 pessoas de uma empresa de consultoria, que forneceram informações que permitiram o mapeamento de quatro tipos de redes distintas, a rede de amizades, a de informação, a de reconhecimento de expertise e a de confiança. Os resultados apresentados mostram que os atores mais centrais conseguem aproveitar-se de sua posição na rede para obterem recursos valiosos que os ajudarão a conseguir um desempenho superior ao de seus pares. Além disso, indicou-se que alguns laços são mais valiosos do que outros dentro da estrutura da rede, por exemplo, os laços com atores em posições hierárquicas superiores mostraram-se importantes por proverem o acesso a recursos importantes para auxiliar o indivíduo na execução de suas tarefas.Dissertação Fraude no e-commerce : uma abordagem com redes sociais(2013) Souza, Thaine ClementeCrimes organizados, como a fraude, terrorismo e tráfico de drogas, são realizados por múltiplos agressores colaboradores, que podem formar grupos e equipes que desempenham papéis diferentes e por isso a relevância de introduzir os conceitos de redes sociais nas análises investigativas desses crimes. Primeiramente, introduz-se o conceito de redes sociais e o comportamento dos criminosos. A base de dados utilizada é referente a compras no e-commerce, sendo que quando ocorre o chargeback (estorno do valor da compra pela administradora do cartão ao titular) a compra é considerada fraude, senão é considerada não fraude. Portanto, o trabalho inova na proposta da metodologia (análise de redes sociais) e na unidade de estudo (compras) e propõe três hipóteses a fim de verificar se as redes fraudulentas e não fraudulentas se diferenciam em suas características estruturais, utilizando a metodologia de regressão logística e de ego social network para o desenvolvimento do trabalho. Dentre os principais resultados encontrados, a estrutura da rede de cada compra fraude e não fraude se diferencia na: 1) quantidade de conexões, 2) quantidade de intermediações com outras compras e 3) densidade da rede. As redes ego das compras fraudulentas possuem mais conexões, menos intermediações e maior densidade. Palavras-chave: