Dissertação de Mestrado
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Dissertação TIRANDO A EMPRESA DA UTI: O papel do CEO e da liderança na reestruturação de empresas em crise(2024) Moraes, Luciano da SilvaA grande quantidade de empresas no Brasil endividadas e entrando em processos de recuperação judicial demonstra uma situação instável na gestão das organizações que requer um perfil de liderança adequado de seu quadro de alta gestão. Este estudo possui como objetivo geral investigar o perfil de liderança do CEO para o turnaround, bem como mapear os comportamentos de liderança mais efetivos neste contexto. A partir de entrevistas semiestruturadas com 8 CEOs e consultores de gestão com experiência em empresas multinacionais e em processos de turnaround. A amostra foi determinada por saturação teórica e as análises interpretadas a partir da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Conteúdo. A CHD apontou três classes: Classe 1 - “Mudança tradicional e turnaround: situações distintas requerem perfis de liderança distintos; Classe 2 - “Decisões do CEO em processo de turnaround”; Classe 3 - “Gatilho para o turnaround: o problema do caixa”. Duas categorias emergiram da Análise de Conteúdo: a) mudanças organizacionais e b) habilidades de negociação e conhecimento financeiro. A partir destas categorias, foram identificadas duas subcategorias relacionadas a fatores contextuais. Outros cinco fatores comportamentais e dois técnicos remetem a habilidades, competências ou características individuais dos CEOs que atuam em empresas em situação de turnaround. Esse estudo ressalta competências técnicas, para além das comportamentais normalmente abordadas nas pesquisas. Há de se “aproveitar” a situação de crise emergindo no contexto atual das organizações brasileiras para avançar, rapidamente, nesta lacuna de pesquisa.Dissertação Teletrabalho e satisfação com o trabalho no serviço público: Evidências da mudança do valor do teletrabalho no pós-pandemia à luz da teoria de Herzberg(2024) Moura, Jefferson de OliveiraO teletrabalho vinha crescendo gradualmente nas organizações quando houve um aumento abrupto em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia global de COVID-19. O fim das medidas de isolamento tem obrigado as organizações a enfrentarem a decisão crucial de reintegrar os funcionários ao trabalho presencial, mantê-los em teletrabalho ou adotar um formato híbrido. Os empregadores tendem a preferir o trabalho presencial, preocupados com possíveis quedas na produtividade e integração reduzida dos funcionários em tarefas colaborativas, entre outros problemas. Por outro lado, a maioria dos trabalhadores prefere o modelo remoto ou híbrido, devido à maior flexibilidade e à redução do tempo de deslocamento. O objetivo deste estudo é, portanto, avaliar de que forma o teletrabalho está associado à satisfação com o trabalho de servidores públicos, especialmente no período pós-pandêmico. Para isso, utilizamos análise descritiva dos dados, análise de condição necessária, regressão linear em painel e o método de diferenças em diferenças, com dados do Federal Employee Viewpoint Survey (FEVS) entre 2018 e 2022, analisados no nível da organização. Observamos indícios de que, após as medidas de isolamento social da Covid-19, o teletrabalho tornou-se um novo fator higiênico no trabalho, segundo a teoria de Herzberg, sendo uma condição necessária, mas não suficiente, para a satisfação no trabalho. Os resultados indicam que a diminuição do teletrabalho, ou seja, o retorno ao trabalho presencial, está associado a uma redução satisfação no trabalho.Dissertação Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo(2024) Marin, Paulo RicardoO desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.