Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estimação das taxas de conversão em renda de planos de previdência complementar aberta no Brasil e seus impactos para as EAPC’s
    (2011) Vaz, Thalita De Amorim
    Em função da comercialização de planos de Previdência com premissas técnicas defasadas, atualmente as Entidades de Previdência Complementar Aberta brasileiras se deparam com a necessidade de provisionar recursos adicionais que garantam a solvência da empresa mediante as obrigações futuras com pagamentos de benefícios. Dentre os parâmetros considerados na apuração deste valor adicional de provisão estão: decrementos de mortalidade e invalidez, estrutura de taxa de juros, performance financeira, índice de cancelamento e índice de conversão. O objetivo do presente estudo é apresentar novas técnicas de estimação do índice de conversão que possibilitem uma melhor apuração da Provisão de Insuficiência de Contribuições.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um estudo sobre os depósitos sem vencimento: determinantes dos volumes de poupança
    (2011) Morales, Patrícia
    O gerenciamento de ativos e passivos de uma instituição financeira é sempre alvo de debates, no que se refere aos passivos sem vencimento. Esse trabalho estuda o comportamento desses passivos ao longo do tempo, com foco nos depósitos de poupança. O objetivo é estimar um modelo de determinação das variações dos saldos desses passivos, analisando as possíveis variáveis envolvidas no comportamento dessas contas. Será dedicado um enfoque às taxas de juros, tanto de cliente quanto de mercado, dada sua ligação com o trade off enfrentado pelos agentes econômicos sobre qual investimento buscar para suas aplicações. Os resultados mostram que os depositários são sensíveis ao diferencial entre o rendimento das contas de poupança e a taxa de mercado de longo prazo, assim como às variações nos volumes de depósitos passados e nos dados de atividade econômica.