Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Desempenho das empresas de capital aberto no setor imobiliário: uma análise baseada em recursos e estratégias competitivas.
    (2021) Jose, Leandro Ferron
    Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos resultados das empresas incorporadoras de capital aberto do setor imobiliário ao longo do tempo, relacionando estas análises com os recursos de cada empresa e suas estratégias a fim de observar suas vantagens competitivas sustentáveis. Para este estudo, através do método de pesquisa quantitativa e aplicação da técnica estatística de painel dinâmico, analisamos os dados de 11 empresas incorporadoras do setor imobiliário que possuem capital aberto na B3 no Brasil. A partir disso, definimos a variável dependente e uma lista de variáveis dependentes explicativas e de controle, que foram analisadas isoladamente e correlacionadas entre si. Os dados foram coletados por períodos trimestrais em um período de 10 anos, conforme suas disponibilidades em mercado. Os resultados obtidos através das análises das variáveis explicam a relação entre os recursos e as estratégias competitivas das empresas com o comportamento do desempenho ao longo do tempo, especificamente os ativos estratégicos, as estratégias de baixo custo e as estratégias de baixo endividamento. A maioria dos estudos relacionados à visão baseada em recursos (RBV) e à vantagem competitiva sustentável, são voltados à analise interna das empresas e utilizando o método de pesquisa qualitativa para evidenciar tais estudos. Este estudo vem preencher esta lacuna no sentido de relacionar o comportamento dos resultados com os recursos e estratégias competitivas das empresas, através de variáveis explicativas sob a ótica da estratégia.
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    Dissertação
    Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca
    (2021) Oura, Edson Akio
    Este estudo analisou aspectos estratégicos da indústria automobilística na escolha entre distribuição direta e indireta e suas consequências sobre a depreciação da marca. A questão de pesquisa foi subdividida em dois estágios a) compreender os determinantes da estratégia de distribuição dos veículos de passageiros, especificamente quanto ao canal de distribuição utilizado, por venda direta, da montadora para o cliente final, ou indireta, via rede de concessionários, e b) seus efeitos sobre o valor da marca, capturado pela variação da depreciação de veículos usados no Brasil. Foi utilizada análise quantitativa com dados em painel de efeito aleatório para os dois estágios. O período analisado foi de 2003 a 2020. Foram utilizadas três bases de dados: 1- com informações de emplacamento por fabricante, grupo de modelo, mês e forma de distribuição, fornecidos peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE); 2- preço de veículos usados por fabricante, modelo, versão, ano modelo e por mês, Tabela FIPE, cedidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); 3- classificação feita com base em pesquisa feita pelo autor quanto à flexibilidade do modelo de produção, origem do veículo, se produzido localmente ou importado e concessão de incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstraram conexão significante entre a estratégia de distribuição e o valor da marca e poderão ser utilizadas pelas montadoras em ações estratégicas para preservar o valor da marca. Em adição, a análise das determinantes da estratégia de distribuição forneceu conhecimento relevante sobre o impacto da utilização de processos de LM e alterações na estrutura da demanda em consequência do aumento da servitização. O estudo apresenta algumas limitações que podem ser abordadas em estudos futuros: aprofundamento da análise do LM; detalhamento dos volumes da distribuição direta; e a inclusão de novas variáveis que podem impactar na variação da depreciação do veículo usado.