Dissertação de Mestrado

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  • Dissertação
    Quais fatores influenciam a formação de preço dos negócios realizados no mercado secundário de debêntures no Brasil?
    (2024) Rossatto, Afonso
    Este artigo analisa o mercado de debêntures no Brasil entre 2019 e 2023, focando nas características de emissão, volumes negociados, perfis dos investidores e dinâmica de mercado nos custos de negociação, especialmente o spread efetivo. O estudo revela um crescimento de 49,28% no volume de negociação anual, impulsionado por condições econômicas favoráveis, percepções de risco e novas instituições financeiras atendendo a investidores de varejo. Os resultados indicam que os spreads no mercado secundário de debêntures no Brasil são semelhantes aos dos estudos realizados com base em dados do EUA, mas maiores que os de estudo realizado com dados de Israel, benchmark em transparência e eficiência na negociação de dívida privada, já que o spread efetivo médio no Brasil foi de 1,59%, enquanto nos EUA variou de 0,135% a 1,24%, e em Israel, foi de 0,078%. Assim o que se viu nessa pesquisa é que a presença de intermediários estão associadas a custos de negociação menores, assim como a relação entre o tamanho do negócio e o spread efetivo realizado se beneficiaram de economias de escala, também resultando em spreads mais baixos. O estudo destaca a importância da transparência e das melhorias na estrutura de mercado para aumentar a eficiência e diminuir os custos de transação. Com base em mais de 2,7 milhões de transações, a pesquisa oferece sugestões sobre as forças que moldam o mercado de dívida corporativa no Brasil, enfatizando a necessidade de práticas de mercado equitativas e transparentes. As conclusões têm implicações para os envolvidos, sejam eles participantes ou reguladores, ressaltando a importância de uma infraestrutura que seja mais robusta e de melhorias regulatórias para um desenvolvimento sustentável do mercado. Por fim, recomenda-se a implementação de plataformas de negociação eletrônica, redução da assimetria de informações e promoção de práticas competitivas para melhorar a eficiência e a transparência do mercado de debêntures no Brasil.
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    Dissertação
    Formação de prêmio de debêntures em ofertas primárias no mercado brasileiro
    (2010) Trielli, Leandro Rodrigues
    O objetivo deste trabalho foi melhor entender a formação do prêmio exigido pelos investidores, spread, em ofertas primárias de debêntures no mercado brasileiro. O estudo utilizou uma amostra com 212 emissões de debêntures não-conversíveis indexadas ao DI no período de fevereiro de 2002 até dezembro de 2009. Com base na metodologia de Mellone Jr. et al (2002), foram utilizadas regressões múltiplas para a análise de diversas variáveis das emissões e de mercado como determinantes do prêmio. Como resultado, a melhor composição de variáveis encontrada conta com a expectativa do PIB para o ano corrente, a taxa de juros pré-fixada para o prazo médio do papel, os índices de mercado VIX e EMBI-Br (todos extraídos para a data da emissão), o rating e dummies para os tipos de garantia, ano de emissão e tipo de indexação.