Dissertação de Mestrado
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Relação do Conhecimento de Mercado e Influências Sociais nas Escolhas de Investimento Pessoal no Brasil no período entre 2018 e 2023(2024) Urban, Bernardo MachadoEste estudo investiga a relação entre conhecimento de mercado e influências sociais nas decisões de investimento pessoal no Brasil, com base nos dados do estudo “Raio X do Investidor Brasileiro”, realizado pela ANBIMA em parceria com o Datafolha no período de 2018 a 2023. A pesquisa analisa 26.428 indivíduos, abrangendo diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade, rendas e regiões do país. O objetivo é compreender como o nível de familiaridade com produtos financeiros e o acesso a diferentes fontes de informação influenciam a decisão de investir, considerando a complexidade dos produtos escolhidos. Para isso, foi utilizado um modelo de regressão logística, adequado para estimar a probabilidade de investimento a partir dessas variáveis, controlando fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados indicam que investidores com maior conhecimento de mercado apresentam maior propensão a diversificar seus portfólios e a acessar produtos de maior complexidade. Além disso, as fontes de informação exercem impactos distintos: o suporte profissional se mostra relevante para investimentos de baixa e média complexidade, enquanto a busca autônoma está associada a investimentos mais sofisticados. Fontes informais, como amigos e familiares, ajudam na introdução ao mercado financeiro, mas podem limitar a diversificação dos investidores menos experientes. O estudo também aponta que gênero, renda e escolaridade influenciam significativamente as escolhas de investimento, sendo que homens e indivíduos com maior nível educacional e renda tendem a investir mais em ativos de risco. Como contribuições, o estudo sugere pesquisas futuras sobre o impacto das redes sociais e influenciadores financeiros, além de investigações sobre vieses comportamentais e seus efeitos na tomada de decisão. A pesquisa reforça a importância da educação financeira e do acesso a informações confiáveis, destacando a necessidade de políticas públicas e estratégias institucionais que promovam um mercado de investimentos mais acessível e informado.Dissertação O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?(2013) Bugarin, Rodolfo José de AraújoEducação financeira é um tema que vem sendo objeto de estudos desde a década de 90 nos países ocidentais. Programas de governo, inclusive no Brasil, têm sido estabelecidos para alfabetizar a população em finanças pessoais. O objetivo do presente trabalho é entender se educação financeira leva a decisões de investimentos e economias pessoais mais eficientes, ou seja, se os indivíduos que tiveram acesso à “educação financeira” de fato lidam melhor com suas finanças pessoais do que indivíduos que não tiveram este acesso. Para fazermos este trabalho, conduzimos uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário, via redes sociais, sobre educação financeira, situação patrimonial e renda e sobre decisões de investimento e dívidas. A nossa análise indicou que aquelas pessoas que possuem um maior grau de instrução financeira tem de fato um comportamento diferente (e mais positivo) com suas finanças pessoais: possuem menos dívidas, acumulam mais reservas financeiras e agem mais racionalmente diante de situações de risco.