Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Previsibilidade de retornos diários no mercado de ações a partir de indicadores de sentimento do investidor
    (2008) Domingues, Ronald
    Neste trabalho, testamos a possibilidade de prever retornos futuros no mercado de ações a partir de indicadores de sentimento do investidor. Primeiramente, apresentamos algumas medidas de sentimento do investidor e alguns estudos que abordam a utilização desses indicadores na construção de modelos de previsão ou de precificação de ativos. Considerando os resultados pouco conclusivos desses trabalhos e algumas limitações das medidas de sentimento existentes, construímos uma pesquisa diária de sentimento em relação ao Índice Bovespa. Nessa pesquisa de sentimento, incluímos alguns mecanismos adicionais com o objetivo de reduzir os efeitos das limitações identificadas. Com base nos resultados diários entre 05/07/2005 e 28/12/2007 dessa pesquisa, testamos a existência de previsibilidade das oscilações do Índice Bovespa e a possibilidade de obtenção de lucros anormais. Para a realização dos testes de previsibilidade de retornos diários, criamos alguns modelos baseados em regressões lineares, cujos resultados indicaram ser possível antecipar oscilações do Índice Bovespa a partir dos resultados da pesquisa de sentimento ora criada. Além disso, os testes relacionados à obtenção de lucros anormais com os dados desse indicador de sentimento nos permitiram rejeitar a hipótese de que esses sejam iguais a zero.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise empírica sobre teoria de aprendizagem e avaliação de ações
    (2008) Delgado, Renato Teles
    Nesta dissertação, testou-se empiricamente a hipótese proposta por Pástor e Veronesi (2003) de que o múltiplo valor de mercado/patrimônio líquido (M/B) possui relação negativa com o número de anos em que a firma tem ações negociadas em bolsa (idade). A redução prevista ocorre devido ao efeito de aprendizagem por parte dos investidores. Os autores testaram esta implicação no mercado americano com base em Fama e MacBeth (1973). Nesta dissertação foi aplicada uma abordagem econométrica mais geral com a utilização de dados em painel e regressores de efeitos fixos com dados de empresas listadas no BOVESPA. A evidência observada não rejeita a hipótese proposta por Pástor e Veronesi. Adicionalmente, foram testadas algumas conjecturas sobre o processo de aprendizado. Os testes realizados indicam que a maior disponibilidade de informações sobre a empresa amplifica o efeito da idade sobre o múltiplo M/B, denotando assim um processo de aprendizagem mais rápido. O trabalho conclui que as evidências observadas no mercado brasileiro apóiam a teoria de que ocorre aprendizado pelos investidores e que anomalias empíricas podem decorrer deste processo de aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Teste do modelo de valor presente sob a hipótese de eficiência de mercado
    (2013) Santos Júnior, Antonio Luis Dos
    Através de dados do mercado acionário brasileiro organizado em três índices distintos, esse trabalho teve por objetivo testar a validade do Modelo de Valor Presente (MVP) a taxas de desconto constantes e variáveis ao longo do tempo, sob a Hipótese de Mercados Eficientes. Para tanto, são aplicadas técnicas econométricas envolvendo vetores autorregressivos (VAR). Apesar de alguns testes apresentarem resultados contraditórios, os resultados empíricos não rejeitam o MVP tanto a taxas de desconto constantes como variáveis para o mercado brasileiro de ações.