Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeito da existência de ADRs no valuation das empresas
    (2011) Vasques, Leonardo Pereira
    Apesar de serem os efeitos do anúncio e da listagem de ADRs amplamente discutidos na literatura, pouco se discute sobre os efeitos da existência em si de ADRs na liquidez e no valuation de uma ação. Neste estudo, visamos avaliar esses efeitos utilizando diferentes metodologias de propensity score matchings, de modo a comparar a liquidez e os principais múltiplos das ações de empresas com programas de ADRs com as demais. Também se avaliou, com essa metodologia, se há diferença nos efeitos produzidos, caso os ADRs sejam negociados em Bolsa ou Balcão. São encontrados resultados positivos para a liquidez para ADRs de Bolsa (Nível II e III) e negativos para os de Balcão (144A e Nível I), confirmando que a existência de ADRs de Bolsa aumenta a liquidez no mercado doméstico de uma ação. No que se refere aos múltiplos pesquisados, os resultados apontam para a existência de um desconto nos múltiplos futuros estimados para os ADRs de Bolsa e um desconto nos múltiplos históricos para os de Balcão, não havendo, no entanto, a coincidência de resultados para múltiplos históricos e projetados que nos permita confirmar a continuidade desse desconto no tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação de impacto de um programa de crédito para inovação no Brasil
    (2016) Morita, Daniel Miorando
    O objetivo deste trabalho é estimar o efeito da política de crédito subsidiado à inovação, operada pela FINEP no período de 2004 a 2014 sobre as empresas que acessaram essa política utilizando uma amostra de empresas de capital aberto. O trabalho procura avaliar se existe impacto positivo do crédito subsidiado à Inovação sobre o desempenho de mercado das empresas apoiadas, representado pela variação de seus EBITDAs em relação ao período inicial. A metodologia adotada combina pareamento via Propensity Score Matching (PSM) e estimativa pelo método de Diferenças-em-Diferenças. Os resultados mostram que não existe diferenciação estatisticamente relevante entre as empresas que acessaram o instrumento e as que não o fizeram.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Impacto da intervenção do banco central sobre o nível e a volatilidade do câmbio: um estudo não paramétrico para o caso brasileiro
    (2010) Pereira, Fátima Carolina Gilberto Rios
    Apesar de o Brasil adotar um regime de flutuação livre de câmbio desde 1999, as intervenções do Banco Central do Brasil no mercado cambial são freqüentes. Assim, a questão do seu impacto sobre o câmbio é natural tanto do ponto-de-vista teórico quanto prático. O presente trabalho investiga os efeitos das atuações do BCB sobre o nível e sobre a volatilidade da cotação da moeda para o período de 2002 a 2008, utilizando para tanto duas metodologias: o método não-paramétrico de Propensity Score Matching e o método tradicional de Variáveis Instrumentais, de forma a sanar possíveis dúvidas sobre a endogeneidade da atuação do Banco Central. Resultados para o nível não são conclusivos, apresentando impactos significativos na especificação não-paramétrica, mas não significativos na estimação tradicional de Variáveis Instrumentais. Em relação à volatilidade, no entanto, os resultados são robustos à troca de métodos e parâmetros: as atuações têm impacto significativo, sendo que intervenções de compra de dólar por parte do BCB diminuiriam a incerteza do mercado enquanto intervenções de venda da moeda estrangeira aumentariam a variância da cotação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Remuneração de administradores em estatais e em empresas privadas
    (2013) Leite, Paula Kober Nogueira
    O trabalho tem como objetivo investigar as diferenças na forma como são remunerados os diretores de estatais e de empresas privadas. De acordo com a teoria da agência, esperamos que os proprietários das empresas usem remuneração variável, atrelada ao lucro da companhia, para alinhar seus interesses aos dos administradores. No entanto, de acordo com teorias sobre as estatais como a teoria política e teoria do double bottom line, entendemos que as estatais têm outros objetivos além da maximização do lucro; por isso esperamos que seus diretores recebam uma parcela menor de sua remuneração atrelada à lucratividade da empresa. Além disso, a cultura de meritocracia é menos forte nas estatais, por isso esperamos que a remuneração dentro da diretoria de cada estatal seja mais igualitária do que nas diretorias de empresas privadas. A partir de dados sobre remuneração dos diretores entregues à CVM pelas empresas de capital aberto usamos uma metodologia de pareamento com escore de propensão para comparar uma amostra de empresas estatais a empresas privadas comparáveis quanto ao percentual de remuneração variável e quanto à amplitude das remunerações das diretorias.