Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aplicação da análise de componentes principais na curva de juros real e nominal brasileira e a efetividade do hedge no mercado de debentures.
    (2016) Souza, Alexander Serigato De
    Este trabalho busca aplicar o método de análise de componentes principais (PCA) na curva brasileira de juros nominal e real, verificando o comportamento dos três principais fatores que descrevem a curva (nível, inclinação e curvatura) ao longo do tempo, e a partir destes, montar estratégias de imunização de portfólio. É utilizado como exposição, o risco de dois portfólios de debentures, um representado os juros reais, outro o nominal. Aplicado o hedge dinâmico e utilizando como instrumento de hedge títulos públicos federais, verifica se a que no mercado brasileiro, o hedge feito via PCA é mais efetivo que via duration modificada em ambos os mercados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Utilização do modelo de fatores para análise de estilos gerenciais e risco de mercado em fundos multimercado no Brasil
    (2008) Coelho, Gustavo Teixeira
    Nos últimos anos, houve um direcionamento dos investimentos dos brasileiros para fundos com risco maior, o que requer um monitoramento constante. Só é possível ter acesso às carteiras dos fundos multimercado no Brasil com uma defasagem de três meses, o que dificulta estimar no momento corrente os riscos aos quais os investidores estão expostos e a dimensão da possível perda. Buscando aumentar a transparência do segmento e mensurar a exposição corrente dos fundos investidos, foi aplicado neste trabalho um modelo de fatores em busca de uma carteira representada por índices de mercado, mas com as mesmas propriedades da original, e através desta, mensurar a exposição aos respectivos fatores e calcular os riscos de mercado para VAR e Stress.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Adequação da teoria dos valores extremos (TVE) para períodos de crise no Brasil: uma aplicação comparativa ao VaR usando a série do Ibovespa na crise de 2008
    (2012) Caritá, Fernando
    O presente estudo é uma aplicação de modelos de “Value at Risk” (VaR) em um período de crise financeira no Brasil. O objetivo é comparar os resultados dos modelos obtidos a partir da Teoria dos Valores Extremos (TVE) com abordagens tradicionais de VaR. Os testes foram realizados a partir de um histórico do índice Ibovespa durante a crise financeira de 2008. O resultado dos testes estatísticos (“backtesting” e Kupiec) realizados apresentam evidências de que os modelos de VaR calculados a partir da TVE são mais adequados para a previsão de perdas na crise financeira de 2008, em comparação com os modelos VaR linear normal e EGARCH. Entretanto, não encontrou evidência que sejam mais adequados do que os modelos VaR GARCH e IGARCH.